Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dia do Folclore

Dia do Folclore



Foi num remoto 22 de agosto que o inglês Willian John Thoms, sob o pseudônimo de Ambrose Merton, publicou no jornal londrino O Ateneu, um artigo acerca das tradições populares usando para designá-las o neologismo FOLK-LORE, que se tem traduzido por sabedoria popular ou conhecimento do povo. 

Corria o remoto ano de 1846. 

Até então não havia uma palavra unificadora como esta e daí em diante, pouco a pouco os estudos das tradições ganharam força, sobretudo nos primeiros anos do século XX, com importantes nomes. No Brasil, dentre tantos, lembro com admiração de Sílvio Romero (o Pai da Folclorística Nacional), Melo Morais Filho, Amadeu Amaral, Mário de Andrade, Luís da Câmara Cascudo, Renato Andrade, Edison Carneiro, José Sant'Anna, dentre tantos outros abnegados folcloristas, do passado e do presente, que de forma missionária vem se dedicando à causa de conhecer, estudar, passar ao público a importância preservacionista, na contínua busca de melhorias para as condições de sobrevivências das formas tradicionais de cultura popular. 

Fica consignado nestas modestas observações minha grata homenagem a quantos se identificam e irmanam no folclore, como portadores, estudiosos, defensores e admiradores. O esforço coletivo dessas pessoas, cada um da sua forma e dentro de seus limites é que possibilitou que chegasse até o dia atual toda a imensa riqueza de técnicas populares, uma vastidão de saberes, o encanto dos ritmos e danças, as formas e possibilidades do artesanato, os sabores da culinária regional típica, o universo das narrativas populares, o linguajar característico de cada região. 

Que o folclore porém não seja lembrado apenas nesta data comemorativa. Que seja vivenciado no dia a dia e oxalá, possam nossos professores aproveitá-lo melhor no processo didático e os gestores da cultura se sensibilizem para voltar ao folclore maior atenção e valor.

* Texto, fotos e montagem: Ulisses Passarelli.
** Para se informar mais sobre a abrangência do folclore ler neste blog a postagem abaixo lincada: 

 FUNDAMENTOS DO FOLCLORE

Nenhum comentário:

Postar um comentário