Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Rescrito de 2001, do documento da Penitenciaria Apostólica (Vaticano), renovando a concessão jubilar às festas do Bom Jesus

Pedido: “Beatíssimo Padre: Waldemar Chaves de Araújo, bispo de São João del-Rei, com sentimento de veneração para com Vossa Santidade, tanto em seu próprio nome, como no de José Raimundo da Costa, Coordenador da Pastoral Diocesana, e também Pároco da Paróquia ordinariamente chamada do ‘Senhor Bom Jesus de Matosinhos’, bem como, finalmente, no de todos os seus fiéis confiados com pastoral solicitude, sinceramente se manifesta e reverentemente expõe: do dia 5 até o dia 14 de Setembro próximos vindouros, na igreja matriz “de Matosinhos”, são realizadas especiais celebrações sacras para estimular os fiéis, a fim de que fortifiquem e aumentem a devoção para com o Bom Jesus Cristo Nosso Senhor, aproveitando a feliz oportunidade das comemorações jubilares de Seu Templo. Assim, para mais persuadir os fiéis a participarem dessas celebrações e desse modo sejam animados a receber os frutos da Fé, Esperança e Caridade, o dom da Indulgência Plenária ajudará para o máximo proveito, o qual, por isso, o Exmo. Suplicante implora, humilde e confiantemente, a Vossa Santidade. E Deus, etc. Dia 17 de julho de 2001.”


Resposta: “A PENITENCIARIA APOSTÓLICA, por especial mandato do Sumo Pontífice, concede de bom grado aos fiéis, nas condições costumeiras (a saber: sacramento da confissão, comunhão Eucarística e oração na intenção do Santo Padre) e, afastada qualquer afeição ao pecado, lucrarem Indulgência Plenária, do dia 05 até o dia 14 de setembro de 2001: 1) quantas vezes visitarem em grupo, piedosamente, a Igreja Matriz “de Matosinhos”, e aí participarem de alguma função sagrada, ou, pelo menos, rezarem o Pai-Nosso e o Credo; 2) igualmente participarem devotamente, na dita Igreja, de uma função sagrada ou, pelo menos, rezarem o Pai-Nosso e o Credo. Nenhum impedimento contrário. + Aloísio de Magistris. Regente. Pe. João Maria Gervais”

Nenhum comentário:

Postar um comentário