Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Novena ao Divino Espírito Santo (2005)


A)    CANTO:
Estaremos aqui reunidos,                      Ninguém para esse vento passando!
como estavam em Jerusalém;               Ninguém vê, ele sopra onde quer ...
pois só quando vivemos unidos            Força igual tem o Espírito Santo,
é que o Espírito Santo nos vem!           Faz a Igreja de Cristo crescer!

B)    ABERTURA:
S – Vinde Espírito de Deus e enchei os corações dos fiéis com vossos dons. Acendei neles o amor com um fogo abrasador, vos pedimos, ó Senhor. E cantaremos aleluia. E a nossa terra renovada ficará; se o vosso Espírito, Senhor nos enviar. Vós que unistes tantas gentes, tantas línguas diferentes numa fé, na unidade. Pra buscar sempre a verdade e servir o vosso Reino com a mesma caridade. Enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado ...
T – E renovareis a face da terra!
S  - Oremos... Ó Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de suas Consolações. Por Cristo Nosso Senhor.
T – Amém.

C)    ORAÇÃO:
Ó Pai Eterno, Criador de tudo e de todos, daí-nos o vosso Espírito de Santidade que santifica tudo e todos. No começo, vós o mandastes para que Ele fecundasse a terra e a tornasse viva e produtiva. Jesus o prometeu como nosso Santificador e Advogado junto a vós. Fazei que Ele nos dê boas disposições espirituais e nos faça entender os sinais dos tempos. Ó Pai Santíssimo, enviai do alto o Vosso Espírito e renovareis a mentalidade das pessoas. Assim seja.

Estandarte na Gruta do Divino,
durante passagem da Procissão
do Imperador Perpétuo, 07/06/2014.
D)    INVOCAÇÕES:
S – Nós vos adoramos Espírito Santo do Pai, que no seio da Santíssima Trindade sois o Amor. Enchei de vossa caridade e de vossa paz os nossos corações, para que vivamos uns com os outros na tranqüilidade e na paz.
T – Pai Nosso ...
S – Nós vos adoramos, Espírito Santo, nosso Advogado junto ao Pai. Somos fracos, pecadores. Espírito de bondade e de compaixão sede nosso defensor cada dia e no dia do julgamento.
T – Ave Maria ...
S – Nós vos adoramos, Espírito Santo santificador. Nós vivemos num mundo que pensa diferente do Evangelho. Dai-nos um modo de pensar e de viver inteiramente de acordo com os ensinamentos de Jesus.
T – Glória ao Pai ...

E)     INCENSAÇÃO:

F)     CANTO:
A nós descei, divina luz!
A nós descei, divina luz!
Em nossas almas acendei:
O amor, o amor de Jesus ...

G)    ORAÇÃO:
S – Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que o mistério pascal se completasse durante cinqüenta dias, até a vinda do Espírito Santo. Fazei que todas as nações dispersas pela terra, na diversidade de suas línguas, se unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

H)    CANTO FINAL:
Ó Maria! Ó Maria!
Concebida sem pecado!
Rogai por nós! Rogai por nós!
Rogai por nós, que recorremos a vós!


*Texto: Ulisses Passarelli
** Foto: Iago C.S. Passarelli
*** Obs.: trechos em negrito correspondem a canto solene. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário