Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 15 de dezembro de 2012

Apologia ao Espírito Santo

O Divino Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, representando a luz do mundo, o consolo da humanidade após a crucificação de Jesus, daí o título grego Parákletos, traduzido como consolador ou advogado. Esta consolação fora anunciada previamente pelo profeta Ageu (2,5): “O meu Espírito permanece no meio de vós...” É o advogado que nos defende das causas e coisas malignas. É o amor que une o Pai ao Filho, perfazendo o Deus Uno e Trino, ensina o catecismo.

Não se pode limitá-lo a uma religião definida, como os santos são católicos e os orixás do Candomblé. Ele é maior que todos, é superior a qualquer religião.

Ensina-nos a Bíblia que Ele é o sopro de vida, com que o Criador animou as criaturas. Com efeito, cada homem é morada e templo do Espírito de Deus, pois diz-se que fomos feitos à sua imagem e semelhança.

Maria, a Virgem Eterna, Nossa Mãe puríssima, concebeu de Deus, por obra e graça do Senhor Divino; sua luz inspirou aos profetas, a Santa Isabel com o precursor São João Batista no ventre, ao velho Simeão. O Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto, onde Satanás o tentou.

Com a condenação de Cristo, os discípulos estavam temerosos, agindo na fé, mas escondidos dos perseguidores. Quando o Divino lhes veio em Pentecostes, como línguas de fogo, passaram a pregar o Evangelho com total desassombro. Ganharam os carismas e o medo da morte sumiu.

Descendo como uma pomba alvíssima sobre o Salvador nas águas do Rio Jordão, mostrou-nos toda a força e valor do batismo, legitimando-o como São João previra.


Bandeira de Folia do Divino, Elvas (Tiradentes/MG).


Os grandes e exemplares feitos dos santos tiveram a companhia inspiradora do Paráclito.

ALDAY (1992) ensina que santificar é obra específica do Espírito Santo, a quem pertencemos de corpo e alma, já que na cruz Cristo nos comprou a preço de sangue. Somos então ao mesmo tempo criaturas e filhos de Deus, santuário do Paráclito, e, como templo, devemos buscar a santidade [1].

SANTOS (1998) afirmou [2]: 

“sem o Espírito Santo, Deus fica longe, Cristo se situa no passado, o Evangelho é letra morta, a Igreja apenas uma organização, a autoridade somente domínio, a missão só propaganda, o culto, um exorcismo, e o comportamento cristão uma moral de escravos.”

A fé carismática no Espírito Santo, em certas ocasiões foi a raiz de movimentos religiosos muito intensivos que a Igreja encarou como heréticos, tais como os libertinos da Igreja de Corinto (séc.I), os montanistas (séc.II) e os donatistas (séc.IV).

O Divino é a manifestação alegre de Deus, que age no silêncio dos corações, dando-lhes força e coragem para enfrentar as agruras da vida, elevando a fé ao auge, promovendo a emoção, aquele choro de felicidade que a sensibilidade produz ao ver sua festa. E se ela é pomposa, é porque o Divino merece, mas, pela humildade pregada, o Espírito Santo também se manifesta, na simplicidade dos corações e nas ações singelas. E nisto reside a grandiosidade de Deus.

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Foto e recorte: Iago C.S.Passarelli, 2012.




[1]  - ALDAY, Salvador Carrillo. O Espírito Santo em nossa vida. 3.ed. São Paulo: Paulus, 1992.
[2]  - SANTOS, Benedito Beni dos, Padre. O Espírito Santo, nossa força. São Paulo: Paulus, 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário