Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 6 de abril de 2013

Dois ex-votos centenários da terra de Nhá Chica

Em muitas igrejas, alguns cruzeiros, oratórios e sobretudo nos pontos de romaria, é possível encontrar representações de natureza material indicando uma graça alcançada. Esta representação se chama ex-voto. É a atestação concreta de um milagre alcançado. Nos grandes centros religiosos eles se reúnem em geral, num cômodo específico anexo à igreja popularmente chamado "Sala dos Milagres", onde podem ser vistos em grande número e variedade de tipos. Nos casos menores os ex-votos costumam ficar na sacristia ou em alguma outra dependência, como é o caso dos quadros abaixo, da igreja de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, sede de um dos distritos de São João del-Rei / MG, que fotografei em 15/11/1998. 

TEXTO: "Milagre que fez o glorioso Martyr S.Sebastião a Antônio Sabino da Silva e Francisco Onofre da Silva que no passar o rio grande p.ª o outro lado do porto do Belchior a canôa tornou a direção da correntesa que vai despejar na cachoeira abaixo e perdeu os remos aí que se lembraram do mesmo santo a canoa parou fora da correntesa e prenderam a (... trecho ilegível) mandam estampar o presente. Rio das Mortes 15 de novembro de 1905." (sic)

TEXTO: "Milagre que fêz Nossa Senhora a Pedro Sabino que estando trabalhando armando uma casa quando assentava o pontalete cahiu de cabeça para baixo e não soffreu a quèda graças a mesma Senhora e por lembrança manda estampar o prezente. Rio das Mortes 24 de agosto de 1910." (sic)


O confronto estilístico dos quadros acima sugere se tratar de um mesmo pintor, suspeita que ganha força na fórmula idêntica de abrir e encerrar seu enunciado.

O estudo dos ex-votos é de grande interesse para a folclorística e a etnografia e está ainda incipiente. A preservação dessas peças religiosas é da maior importância, pois fazem parte do conjunto patrimonial do templo e por conseguinte, são elementos palpáveis da religiosidade e da fé populares.


Notas e Créditos


* Texto e fotos (15/11/1998)
**Veja mais sobre este assunto em:

Ex-votos
Ainda dos ex-votos ...

2 comentários:

  1. Amigo Ulisses,

    curioso até o momento não ter naquela igreja nenhum ex-voto dedicado a Nhá Chica, conterrânea do povo do Rio das Mortes e ali batizada, sequer agradecendo uma graça.

    Poderosa ela é, ninguém duvida. Será que este "silêncio" é cautela mineira diante do ditado popular que sentencia "santo de casa não faz milagre"?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sim, talvez não. Quero crer que após os processos oficiais que correm no Vaticano eles aparecerão. É esperar p/ver! Uma boa observação a sua. Grato. Com um abraço fraterno, Ulisses.

      Excluir