Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 25 de maio de 2013

Ex-votos em São Gonçalo do Amarante


Na postagem anterior comentava-se sobre as "marcas da fé". Em si ela é abstrata, mas para muitos em certas circunstâncias críticas, a fé transborda em sinais. Marcas concretas estão afixadas por exemplo nos quadros ex-votivos, de que existem vários em diversas igrejas e sobretudo nos centros de romaria. 

Um ex-voto é um objeto depositado num lugar tido como sagrado para dar testemunho público e perene de uma graça alcançada. É o atestado de um milagre reconhecido pelo povo. É a prova material da fé popular na intervenção divina quando os recursos da Terra se tornam impotentes. Não é à toa que o cômodo da igreja onde se reúne é popularmente chamado "Sala dos Milagres". 

Eles revelam formas variadas tais como quadros (pintados, desenhados, manuscritos, datilografados e em tempos atuais, texto digitalizados, incluindo ou não fotos), roupas, peças em cera ou madeira representando partes do corpo, mechas de cabelo, objetos variados, aparelhos ortopédicos, fotografias, dentre outros. 

Alguns lugares reúnem uma multidão de ex-votos a exemplo de Aparecida-SP, que vale a pena conhecer e admirar a riqueza etnográfica ali exposta, o testemunho palpável da fé popular. Em Congonhas/MG o seu imenso manancial foi estudado e ganhou importante publicação a respeito (1). 

Mas por aqui também eles existem. Os mais destacados estão nos santuários do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (São João del-Rei) e Santíssima Trindade (Tiradentes). Porém, nas capelas rurais, nas sacristias, em igrejas não tão movimentadas também estão eles certificando o ocorrido em prol de uma saúde combalida, cancros curados, pústulas vazadas, cistos que sumiram, acidentes terríveis dos quais se foi salvo, proteção em catástrofes, etc. Como registram o limiar da estabilidade da vida tem o povo um profundo respeito por eles. 

No campo do folclore e da etnografia eles tem um especial interesse, reveladores que são de arte, técnicas de composição, meios de representatividade de sentimentos, ancestralidade, visão da interação homem-além. 

Ora este blog traz quatro fotografias de ex-votos observados em 2009 em São Gonçalo do Amarante, distrito de São João del-Rei. Nota-se neles a simplicidade da composição e a sinceridade do objetivo, agradecendo por crianças salvas e pernas socorridas. 

Neste aspecto em especial gera um interesse específico posto que no Brasil, São Gonçalo do Amarante é um santo normalmente tido como patrono dos violeiros, ou noutras localidades, também como protetor de viúvas e vítimas de enchentes (Jequitibá/MG). Porém no ex-Caburu, atual São Gonçalo do Amarante, o santo português tem um destaque na cura de feridas nas pernas, membros com perda de mobilidade, questões ósseas, o que remete a sua veneração diretamente à origem ibérica. É exatamente esta a atribuição típica conferida ao santo na sua cidade de origem, Amarante, margeando o Rio Tâmega, em Portugal, onde é o patrono dos ossos (2). 

Esta intrigante coincidência, instiga a pesquisa historiográfica sobre as origens e povoação da pequena vila são-joanense, ainda por se traçar.


Texto: (ex-voto da direita) "Os pais de Júlio César Alves agradecem a São Gonçalo do Amarante a graça alcançada em favor de seu filho, pois ele usava botas ortopédicas e hoje encontra-se curado." 26 de julho de 1987".  Notar a veste da criança reproduzindo a da imagem do santo padroeiro.
(ex-voto da esquerda): sem referências.


Texto: "Maria da Conceição de Carvalho, agradece uma graça de sua filha, Carmem Isabel Alves Guimarães, a cura de um quisto que foi operado quatro vezes e com a graça de São Gonçalo do Amarante e Nossa Senhora e ao Santíssimo Sacramento ela se encontra curada. 30/08/83."


Texto: (ex-voto da esquerda): "Uma graça alcançada a São Gonçalo de uma perna entrevada. JEN.  Carmen." Obs.: JEN. = José Eugênio Neto.
(ex-voto da direita): "Milagre de São Gonçalo a Alipio R. Fer.ra" [Alípio Rodrigues Ferreira]


Texto: "Um devoto AC.S agradece a São Gonçalo uma graça alcançada pela cura de suas 'pernas' e oferece a fotografia em cumprimento de promessa. São João del-Rei". 


Notas e Créditos

(1) Promessa e Milagre no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos Congonhas do Campo Minas Gerais. Brasília: Pró-Memória, 1981. 154p.il.
(2) DIAMANTINO, Deniston. A Dança de São Gonçalo. Documentário. Vídeo. Belo Horizonte: Opará.
*Texto e fotos: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário