Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cavalgada do Divino

No próximo domingo, dia 12 de maio, toma as ruas de São João del-Rei / MG, a partir de Matosinhos, a Cavalgada do Divino. Um conjunto de cavaleiros sai da dianteira do santuário às 9 horas e desfila pelas ruas  sob a guia de um estandarte do Espírito Santo como abre-alas. A rua se colore de vermelho e branco com outras bandeiras menores que os cavaleiros levam. Um carro de som acompanha o cortejo, tocando músicas apropriadas à função.

Criada na primeira festa remodelada (1998), a organização da mesma já passou por mudanças diversas e por outros coordenadores. Mas uma pessoa em especial, que participa desde a primeira cavalgada, já se destacando pela imensa dedicação à causa, logo seu tornou seu coordenador, cargo no qual se mantém a pelo menos uma década: Josino Inácio do Nascimento, o popular "Jota". Esta postagem é dedicada a ele. Seus esforços merecem todo o reconhecimento.

Abaixo algumas fotos da edição de 1999 da Cavalgada do Divino, do fotógrafo João Hipólito. 

A Folia do Divino "Embaixada Santa" recepciona a Cavalgada do Divino na Avenida Leite de Castro.

Moradores armam na rua uma recepção à passagem da cavalgada. 

"Jota" entrega ao Imperador do Divino o estandarte, numa passagem pela Gruta do Divino.


Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotos: João Hipólito, 1999
*** Leia mais sobre a Cavalgada do Divino neste blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário