Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 8 de maio de 2013

Folias do Divino estão em jornada

Folia do Divino"Embaixada Santa" visitando uma casa da Vila Nossa Senhora de Fátima, 
Bairro Matosinhos, São João del-Rei/MG. 
Folião e Embaixador Luís Carlos Rosa ("Luisinho Sanfoneiro").
Foto: Leninha, 2010. 

               Desde a Páscoa as Folias do Divino estão em jornada de visita aos lares, andando de rua em rua, de bairro em bairro e nas zonas rurais, tendo como abre-alas uma bandeira onde vem estampada em tecido vermelho a alva pombinha simbólica do Espírito Santo. 
             A bandeira é objeto devocional que abre as casas à visitação. Por ela se tem imenso respeito. Todos os foliões a beijam antes de começar cada giro da folia e ao terminar, antes de voltarem para suas casas. Os fiéis a enfeitam de flores, fitas, medalhas e a perfumam. 

Folia do Divino das Águas Férreas, Bairro Tijuco, São João del-Rei / MG. 
Folião: Geraldo Elói de Lacerda / Embaixador: Luthéro Castorino da Silva
Foto: Ulisses Passarelli, 1999. 

           Com sua música e os versos próprios os foliões anunciam a festa jubilar do paráclito, expandem a devoção ao Espírito Santo e recolhem donativos para seus festejos em Matosinhos. 

"O Divino Espírito Santo
viajando pros caminhos
na sua casa chegou,
veio em forma de pombinho, 
abençoar sua morada
os seus filhos e seus netinhos."
(Canto folieiro são-joanense, 2013)

             Agora mesmo, alguns desses músicos populares estão por aí, nalguma rua da tricentenária São João del-Rei lutando para conservar mais esta tradição e no próximo dia 18 de maio poderão ser apreciados com suas cantorias ao longo da Procissão do Imperador Perpétuo, que sairá às 17 horas da Igreja de São Francisco de Assis rumo ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, onde cantarão na missa e depois no coreto da festa. 
             Vale a pena acompanhar. Prestigie nosso folclore! Compartilhe nossa devoção!

Folião e Embaixador Lourival Amâncio de Paula, carinhosamente conhecido por "Vavá", 
com a bandeira de sua Folia do Divino. 
São Gonçalo do Amarante (São João del-Rei / MG).
Foto: Ulisses Passarelli, 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário