Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vigia silenciosa

Uma antiga estátua olha serenamente Matosinhos... 

Foto: Iago C.S. Passarelli, 2013

A elegante estátua francesa que se destaca por sua imponência no centro da praça de Matosinhos, em épocas recuadas peregrinou a outros pontos da cidade. Entre eles, sabidamente, no Morro da Forca (Bairro Bonfim) e como bem me alertou o pesquisador Francisco José de Resende Frazão, também no Largo do Rosário, antes de 1915, época em que foi assentado no mesmo lugar que ocupava a herma do Padre José Maria Xavier, que até hoje ali se encontra.  O pesquisador supra me ofertou gentilmente uma antiga foto que  mostra a "Deusa Ceres" diante do Rosário e que abaixo reproduzo com adaptações: 




É fato conhecido que o lampião-chafariz do Largo do Carmo (de 1887, providenciado pela Câmara Municipal) tem a mesma origem da estátua-chafariz de Matosinhos, monumento que supostamente é seu coetâneo. Aliás, as bacias e faunos são idênticas:


O mesmo pesquisador supra me alertara com perspicácia que uma confrontação estilísticas leva a aproximar os dois chafarizes supra de dois outros desta cidade, hoje apenas lampiões desprovidos da bacia, idênticos entre si e hoje situados ao lado da Prefeitura Municipal em humilde jardim, ora em processo de revitalização, junto à Avenida Hermillo Alves:

Fotos: Ulisses Passarelli, 2013

O da parte superior do jardim (mais próximo à Ponte da Cadeia) ficava originalmente no Largo da Câmara, de que o pesquisador citado cedeu-me antigas fotos, conseguida com o ilustre Silvério Parada, que pode ser vista abaixo:



O da parte inferior do jardim ao lado da prefeitura situava-se na Praça Nossa Senhora de Fátima (antiga Estalagem), no Bairro Tijuco e estava em situação de conservação muito precária tendo sido remendado até com pedaços de madeira na ocasião do translado para o lugar atual. Desconheço fotos antigas do tempo que esteve na Estalagem.

Informações orais transmitidas pelo colaborador supra-citado dão conta de que a transferência para a lateral da prefeitura de ambos se deu na administração do Dr. Milton Viegas (fins da década 1960 e começo da seguinte) que teve papel importante nas ações culturais da cidade.
Serão esses dois chafarizes/lampiões também da Val d'Osne? Está aí mais um veio aberto à investigação ...

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotos: conforme legenda e esclarecimento textual



Nenhum comentário:

Postar um comentário