Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 14 de julho de 2013

Uma grande festa

Dando continuidades às pesquisas jornalísticas sobre o Matosinhos antigamente, selecionei novos recortes extraídos do extraordinário acervo (digital) da Biblioteca Municipal Baptista Caetano de Almeida, de São João del-Rei/MG:


Transcrição: " Festa de Matosinhos. Foi eleita imperatriz da festa do Espírito Santo, a realizar-se brevemente no nosso pitoresco arrabalde de Matosinhos, a exma. sra. d. Flávia Ribeiro de Magalhães, consorte do deputado Basílio de Magalhães, representante do 4º districto mineiro e presidente da Camara Municipal de S.João del Rey." (Jornal: A Tribuna, São João del-Rei, nº846, 24/04/1927). 
Comentários: esta notícia é mais uma prova concreta que a festa não paralisou totalmente em 1924, mas sim mudou drasticamente de rumos ou diretrizes. Três anos depois a esposa do gênio intelectual Basílio de Magalhães se torna imperatriz. Basílio era um dos diretores d'A Tribuna e figura destacada da política local. Eis a dimensão de importância da Festa do Divino nessa época. 


Transcrição: "Acha-se nesta cidade em propaganda da cerveja "Rhenaaia" de Bello Horizonte, o Snr. Ovidio Corrêa. Este senhor, para fins de propaganda da excellente bebida, installou em Mattosinhos uma barraca, onde tem obsequiado os freguezes com aquella (... ilegível) cerveja." (Jornal: A Nota, nº 60, 11/07/1917)
Comentários: para divulgação de uma marca comercial o representante escolheu a festa de Matosinhos, coincidente com o período para difundir seu produto. A popularidade e movimento da festa assim  o permitiam. 

Notas e Créditos

* Texto e fotomontagens: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário