Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 11 de agosto de 2013

A Folia na Mídia

As Folias de Reis de nossa região conseguiram conquistar uma posição relativamente importante em parte da mídia local. O primeiro destaque foi o radiofônico. A emissora Rádio São João del-Rei, AM, abriu as possibilidades com as apresentações ao vivo no auditório de sua antiga sede, por mais de três décadas com o radialista sr. Vieira Portela, no programa sertanejo "Rancho do Cumpadre Vieira", de saudosa memória. 

Folia de Reis da cidade de Resende Costa se apresenta no palco da Rádio São João. "Cumpadre Vieira", o radialista, em pé, à direita (camisa cor de vinho), observa atentamente o folião Heitor ao violão (de camisa vermelha). 

Com um poder extraordinário de audiência, um verdadeiro fenômeno, tanto na zona rural quanto urbana, entre as propagandas, notícias e avisos, vinham as músicas de raiz e entre dezembro e janeiro as folias chegavam a convite do próprio Vieira, que se punha a chamá-las ao microfone, mandando recados para os que ainda não tinham se apresentado. Sabia o nome dos foliões todos, de cada povoado recôndito: "ô seu Luís Candinho... Olha aí, seu Candinho, no Fé, tô esperando sua folia aqui no Rancho do Cumpadre Vieira" Os foliões, com grande satisfação vinham atenciosamente. 

Para matar as saudades: Zé Moreno, na sanfona, canta folia na Rádio São João. 

Presenciei muitas vezes estas cenas in loco, e o carinho mútuo que foliões e radialista tinham, um respeito digno de nota. Pelo microfone o folião mandava recados, avisava qual o próximo local a ser visitado, que Dona Maria preparasse o café com broa, que Dona Antônia pusesse água no feijão. Agradecia os lugares que já tinha passado, oferecia "esse número de folia" à comadre, à esposa, ao vizinho, ao amigo, ao netinho, como se oferece qualquer música no rádio. 

Ao mesmo tempo era muito comum o contrário: o telefone da emissora tocava porque o ouvinte gostou daquela toada folieira e convidava o grupo a visitar sua morada após a apresentação radiofônica, na rua tal. 
O amor de Vieira pelas tradições era imenso e me lembro que nos idos dos anos 1980 chegou algumas vezes a ser Rei de congado nas festas do Rosário. 

A morte do locutor consternou toda a cidade e redondeza. A imensa lacuna foi profundamente lamentada em versos cantados por todos os foliões que continuaram a passar pela emissora, que prosseguiu aberta a eles pelo programa da sra. Stella Portela, viúva de Vieira, que mantinha o programa "Manhã Sertaneja". 


"Eu agora me lembrei
de quem hoje tá no céu
o nosso cumpadre Vieira
todo coberto de véu."

Ouvi um folião cantar isto naquela época triste, não lembro mais qual. Só memorizei a composição. 

"Cumadre Stella" manteve uma linha semelhante de programa até seu lamentável falecimento, sempre com as folias natalinas, porém já em diminuição por conta de mudanças de horários que dificultaram as presenças. 
A continuidade se deu com Emanuel Machado, nessa linha sertaneja e ainda esse ano a emissora recebeu folias, já em sua casa nova. 

Cumpre ainda ressaltar que o excelente programa "Fala, São João!", do radialista José Mário de Araújo, muitas vezes já promoveu rodadas de entrevistas sobre folias de Reis, dos quais eu mesmo participei de vários, alguns juntos com outros foliões, como João Matias, Luthero Castorino, Luis Carlos Rosa e a mestra de Pastorinhas, Júlia Lacerda. Aliás, diga-se de passagem, as pastorinhas também se apresentavam tal como as folias na rádio. 

Lembro-me ainda de "Tião do Fole", célebre violeiro e sanfoneiro, folião de raiz, que tinha também seu programa na emissora, sempre que podia abordava o tema reiseiro. 

Por tudo isto é admirável o papel radiofônico dessa tradição na região. No auge reunia um grande número de folias de São João del-Rei e municípios vizinhos, que chegavam a "congestionar" o auditório da antiga sede, como sou testemunha e a meu favor conta uma foto publicada pelo jornal Gazeta de São João del-Rei, em sua edição n.26, de 16/01/1999. 

Com tudo isto criou-se o costume de aguardar a música folieira no radinho de pilhas nas manhãs de dezembro e janeiro, na beira do curral, enquanto se ordenha o rebanho, no batente da janela da cozinha enquanto se coa o café matutino, nas oficinas, estabelecimentos diversos, etc. 

Justiça seja feita também à emissora Rádio Emboabas, que foi um importante canal de difusão dessa tradição através do radialista "Zé Mineiro", que nunca mediu esforços para difundir todos os autênticos valores culturais da terra, como congados, folias, bandas e outros, por mais de uma década. Na atualidade a oportunidade tem sido dada pelo radialista Fábio da Silva, que já por diversas vezes possibilitou o acesso das folias às novas instalações para apresentações a esse Campos das Vertentes. 

Essas apresentações supra-citadas não foram e nem são forjadas com grupos improvisados de última hora; acontecem sim com os grupos autênticos da cultura popular, manifestações de raiz. 

Ainda um aspecto a ser destacado é o das folias nos jornais escritos, pois de fato já foram alvo de muitas matérias em vários órgãos da imprensa regional, dos quais fiz um breve apanhado, que se segue abaixo listado, para servir de referência hemerográfica a quantos queiram aprofundar nessa pesquisa. 

* * *

- 8º Festival de Folias de Reis. Cidadania, São Tiago, n.45, fev.mar.2006.
- I Encontro de Folias de Reis. Informe Universitário, Lavras, UEMG/Campus Fundacional de Lavras, n.4, jun/1999, ano 2.
- Folia de Reis. Informativo Caminhos & Trilhas, Tiradentes, Agência Caminhos e Trilhas, n.7, jan.2005.
- Folias de Reis. Cidadania, são Tiago, n.35, fev/mar 2005.
- SACRAMENTO, José Antônio de Ávila. Dia de Santos Reis, Tribuna Sanjoanense, n.1055, 23/01/2001.
- SACRAMENTO, José Antônio de Ávila. Um pouco de história: sobre a epifania e Folias de Reis. O Grande Matosinhos, Coluna Gente & Notícia, n.39, jan.2003.
- São Tiago cada vez mais inserido no Circuito Turístico de Minas. Cidadania, São Tiago,, n.86, maio/jun.2010.
- Encontro reúne folias das Vertentes na Colônia: entronização dos reis magos acontece hoje. Gazeta de São João del-Rei, n.540, 03/01/2009.
- Folclore. Folha das Vertentes, São João del-Rei, n.118, jan.2009.
- Folias visitam largo de São Francisco. Gazeta de São João del-Rei, n.281, 10/01/2004.
- Folia de Reis ainda sobrevive em São João. Folha das Vertentes, n.21, jan.2005.
- Folias de São Sebastião visitam casas até o dia 20. Gazeta de São João del-Rei, n.128, 13/01/2001.
- Tradição da Folia de Reis na Rádio São João. Gazeta de São João del-Rei, n.26,16/01/1999.
- São João del-Rei se despede das luzes de natal. Gazeta de São João del-Rei, n.230, 11/01/2003.
- Folias de Reis visitam o Presépio da Muxinga: evento marca fim da programação natalina. Gazeta de São João del-Rei, n.229, 04/01/2003.
- Folia de Reis no Largo São Francisco. Tribuna Sanjoanense, n.1.142, 20/01/2004.
- 4º Encontro de Folia de reis e Pastorinhas vai ao Canal Rural. Folha das Vertentes, n.45, jan.2006.
- Folia de Reis encerra eventos do S.Francisco: grupos resgatam tradição difundida pelos europeus. Gazeta de São João del-Rei, n.488, 05/01/2008.
- São João del Rei mantém tradição das Folias de Reis. Jornal do Sindcomércio. n.70, dez.2007.
- Folias Eternas. Gazeta de São João del-Rei, n.540, 03/01/2009, editorial.
- Folia de Reis é atração em São João: encontro acontecerá no Largo do Rosário na próxima quarta-feira, 6. Gazeta de São João del-Rei, n.592, 02/01/2010.
- Folia de Reis. Gazeta de São João del-Rei, n.541, 10/01/2009.
- Tradição e fé marcam Folia de Reis em São João. Folha das Vertentes, n.142, jan.2010.
- Festa folclórica apresenta música, dança e comida. Gazeta de São João del-Rei, n.212, 31/01/2002.
- Folia de Reis. Gazeta de São João del-Rei, n.489, 12/01/2008.

* Texto e fotos: Ulisses Passarelli



2 comentários:

  1. Olá Ulisses. Fiquei muito feliz com seu relato sobre as folias em programas de rádio. Como eu não pensei nisso antes? rsrsrs A gente faz tanta ação complicada para fortalecê-las, uma coisa tão simples e com tanta força... Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir