Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Procissão Motorizada de 2013

Aconteceu em Matosinhos neste fim de semana a tradicional Procissão de São Cristóvão. Este evento religioso se reveste de um particular aspecto graças ao cortejo automotivo e motociclístico. Sendo este santo padroeiro dos motoristas, nada mais adequado que este tipo de comemoração. 


No dia 04 de julho de 2013, às 15 horas, houve no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos uma missa festiva em honra a São Cristóvão, celebrada pelo pároco e reitor Padre José Bittar, com grande afluência de fiéis. A parte musical coube ao coro paroquial. 


Finda a celebração os fiéis se concentraram na praça principal do grande bairro, onde muitos carros, caminhões, caminhonetes, vãs e motocicletas já aguardavam a saída.


A procissão foi saindo em meio ao festivo repique dos sinos e toques incessantes das buzinas dos veículos. Motos na frente, seguidas dos carros de passeio e por fim dos grandões de carroceria. 


O longo e barulhento cortejo seguiu buzinando em direção à Ponte do Porto, Santa Cruz de Minas, Colônia do Marçal, Av. Leite de Castro, Centro da cidade e daí ao Tijuco, pela Rua General Osório. O retorno foi pela Rua São João. De passagem pelo Centro, subiram pela Oito de Dezembro e por esta avenida ganharam a BR-265, passando pela Gruta de São Cristóvão, na paragem do Cala Boca. Para encerrar voltaram à cidade pelo Trevo do Elói, na retaguarda de Matosinhos, descendo o Pio XII, Bom Pastor e Vila Santa Terezinha, pela principal artéria de trânsito, a Avenida Josué de Queiroz, para encerrar na frente do santuário.

Sr. Gilberto de Sousa, baluarte e fundador 
da Festa de São Cristóvão em Matosinhos.

Resta dizer, que todo o trajeto teve entre os veículos, um caminhão de abre-alas com uma grande cruz iluminada presa na vertical, na carroceria, ladeada por duas bandeiras, uma do Brasil e outra da diocese. Outro caminhão, trazia na carroceria a imagem de São Cristóvão, cuidadosamente ataviada de flores em seu andor sobre cavaletes. Neste ano usou-se um andor convencional, em vez do tradicional, em forma de carroceria de caminhão. 

A procissão deste santo aconteceu neste ano em data mais tardia, no primeiro final de semana de agosto, quando normalmente ocorre no último de julho.

Notas e Créditos

* Texto e fotos (04/08/2013): Ulisses Passarelli
** Clique neste link para visualizar melhor o aspecto da Procissão de São Cristóvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário