Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Arte rendilhada

No passado, quando a mulher vivia exclusivamente para o serviço do lar, um dos atributos observados para o casamento era sua habilidade manual com afazeres tais como costuras, bordados e rendas. A mulher que dominava as técnicas de confecção manual era considerada prendada, boa para casamento. As mães ensinavam as filhas desde tenra idade, pois assim tinham aprendido com suas mães e avós. Essa a moda ibérica implantada no país.

Paninho de mesa, em croché. São João del-Rei, déc.1980.

Muitos tipos de trabalhos manuais eram realizados para enfeitar a casa sob a forma de colchas, tapetes, toalhas, paninhos, detalhes de roupas de enxoval (de casamento e do bebê).

Babador, sapatinhos e blusa de bebê, de confecção totalmente artesanal. São João del-Rei, começo da déc.1970.

A arte de confeccionar estes tecidos é feita manualmente com nós, apoiando em bastidores (peças de madeira semelhantes a molduras cheias de preguinhos nas bordas para trançar as linhas), ou usando de agulhas, ou instrumentos rudes e de confecção artesanal (rocas e teares).

Bastidor de fazer renda, datado de 1958. São João del-Rei. 

O aspecto social das rendas e bordados em boa parte se perdeu em razão das mudanças de hábitos. Os trabalhos artísticos com linhas e tecidos são hoje em geral obras artesanais de finalidade comercial feitas por pessoas detentoras do conhecimento da confecção, produzindo peças de alto lavor.

Bordado. São João del-Rei. 

Estes elementos artísticos, por vezes enriquecidos com apliques e pedrarias, se incorporam a peças utilitárias ou decorativas conferindo-lhes um valor estético: toalhas, colchas, tapetes, centros de mesa, caminhos de mesa, roupas, guardanapos, alfaias, paramentos, lenços, mantos, roupas de imagens de santos, bandeiras e estandartes. 

 Elemento artístico-simbólico de uma antiga dalmática. São João del-Rei, Bairro Matosinhos. Paramento do acervo da Comissão Organizadora da Festa do Divino Espírito Santo. Fotografia: Ulisses Passarelli.

* Assista ao vídeo - Artesanato: trabalhos manuais em tecidos 
** Fotografias (exceto dalmática): Iago C.S. Passarelli.
*** Texto e acervo de peças (exceto dalmática): Ulisses Passarelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário