Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A Surra de São Pedro

No campo das narrativas populares existe um grupo de estórias bem humoradas dedicadas a São Pedro, que o figuram como personagem turrão e que faz trapalhadas. Algumas vezes aparece também a mãe do santo apóstolo, que na tradição foi uma feiticeira má e invejosa dos poderes de Jesus. Falam de um tempo antigo, "de quando Deus andava pro mundo..." É tão abstrato, que parece, a marcação temporal não pode abarcá-la. Jesus surge como o Mestre, literalmente, sagaz, sábio, equilibrado. 

Obviamente que nenhuma dessas estórias encontra base evangélica e nem vai nelas carga de desrespeito. São Pedro é querido pelo povo e essa relativa intimidade é prova disto. Por isto antes de lermos ou ouvirmos estes contos devemos nos despir de preconceitos e beatices. O universo da cultura popular não pode e não deve ser entendido na ótica estritamente histórica ou litúrgica, pois estará desenquadrado, fora de contexto e de valor perdido, tornando-se mera curiosidade, exotismo.  

Nesta oportunidade presto minha grata homenagem ao informante, a quem tinha grande amizade, o irmão de fé carinhosamente conhecido por sr. "Quinzinho", que muito contribuiu para o bom êxito do Jubileu do Divino em São João del-Rei e cujo chamado do Pai Maior em plena novena do Espírito Santo deixou uma lacuna irremediável. Oportunamente este blog divulgará outra de suas narrativas.

***

Jesus e São Pedro depois de exaustiva jornada pediram pouso numa fazenda. O fazendeiro os recebeu muito mal. Mas apesar de grosseiro permitiu que dormissem ali. Conduziu-os a um quartinho escuro com uma só cama. 
_ Deitem aí se quiserem... Óh, eu gosto de sossego e respeito em minha casa. "Ai" de vocês se eu escutar um barulhinho aqui! Eu corto no relho! 
Bateu a porta e se foi. 
Jesus disse: 
_ Pedro, deita na beirada da cama que eu deito no canto da parede. 
De madrugada, São Pedro teve vontade de urinar e ao levantar no escuro derrubou algumas coisas que estavam empilhadas no quarto. O barulho acordou o dono, que chegou muito bravo, com o relho numa mão e a lamparina na outra. Jesus e São Pedro quietos deitados mas como viu os trastes caídos no chão, logo disse:
_ Ah, só pode ser o da beirada... 
E deu-lhe tremenda surra, com muitas chicotadas. Então o fazendeiro foi-se embora avisando:
_ Que eu não tenha que voltar, heim! Olha lá...
Jesus compadeceu das dores de São Pedro, todo quebrado, moído, chorando de dor. 
_ Pedro, troca de lugar comigo. Deita aqui no canto que é mais confortável. 
E foi para a beirada. 
Novo barulho. O homem levantou endemoniado com o chicote e entrou com tudo no quarto. 
_ Eu avisei! Agora o do canto não me escapa! 
E como tinham trocado de lugar, São Pedro tomou outra sova. 

O informante, Joaquim Maia Filho. 

* Texto e pesquisa: Ulisses Passarelli
* Informante: Joaquim Maia Filho, 14/04/2000. 
* Fotografia (corte): Sebastião Machado Gomes ("Jacó"), 2009, acervo Comissão do Divino-São João del-Rei, gentilmente cedida por Antônio da Silva Serpa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário