Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Remédios do Zé Maria

A cultura popular preserva muitas receitas de supostas propriedades curativas, que mesclam elementos fitoterápicos e rituais. A medicina popular como é chamada, goza de grande prestígio no seio do povo. Parte dessas fórmulas são escatológicas, usando substâncias repugnantes ou elementos de origem animal; outras receitas de remédios são estritamente homeopáticas e ainda outras mesclam as possibilidades anteriores com elementos supersticiosos, tabus, religiosidade, produzindo o que se convencionou chamar em folclorística de "medicina mágica", expressão inadequada. 

Abaixo, para exemplificar, seguem duas dessas técnicas, aqui expostas unicamente com a finalidade de registro cultural e estudo, mas não recomendadas para ninguém. 

Fica consignada a homenagem e gratidão deste blog ao sr.José Maria, grande conhecedor das tradições do mundo rural.

1- Xarope para tosse
Dentro de uma vasilha queimar açúcar. No caldo do açúcar derretido misturar folhas de agrião e flores de mamão, fruta do lobo (Solanum lycocarpum - solanaceae) e de cambarazinho da flor vermelha (Lantana camara - verbenaceae). Vai acrescentando água aos poucos e deixando ferver, depois coar e acondicionar em vidro limpo, para ir tomando às colheradas. 

2- Simpatia para curar quebradura (hérnia) de virilha
- Plantar em casa um mandacaru (Cereus jamacaru - cactaceae). A simples presença deste vegetal em casa é suficiente para a cura. 
- Tirar o rastro da pessoa afetada numa árvore de figueira-brava (gênero Ficus - moraceae), também chamada gameleira. A pessoa põe o pé descalço sobre a casca da árvore. O ajudante marca na casca com uma faca ou canivete o contorno do pé,  riscando a casca. Retira-se o pé do tronco. Corta-se a silhueta riscada, como se fosse uma sola. Dentro da área desnuda do tronco bater três pregos virgens, para pregar a quebradura, enunciando o seguinte ensalmo: "a figueira é madrinha, para curar; eu vim aqui para pregar." A casca em forma de sola de pé é levada para casa e deve ser pendurada a secar sobre o fogão à lenha, na fumaça. A medida que seca a quebradura cura. 


* Informante: José Maria Nascimento, Ponte Nova (Bias Fortes/MG), 07/07/2013. 
** Texto, pesquisa e foto: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário