Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 28 de dezembro de 2013

Obras no Santuário


Alambrado.

Nova Capela do Santíssimo.

Nova sacristia. 

Atual altar-mor.

Piso antigo sendo removido.

Novo piso. 
 As imagens acima revelam novos aspectos físicos do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, no final de 2013, sob a direção do pároco e reitor, Padre José Bittar, que tem envidado muitos esforços no sentido de trazer melhoramentos para esta igreja. 

Dentre outras ações merecem destaque a colocação de um alambrado resguardando o bloco dos fundos, onde funciona a catequese, o que limitou o trânsito livre contribuindo sobremaneira com questões de ordem e segurança; houve grande ampliação e melhoramento artístico e funcional na Capela do Santíssimo Sacramento e na sacristia, com a construção de anexos voltados para a retaguarda do templo; o desgastado piso antigo, original da construção da nova igreja foi trocado após uma intensa campanha popular, incluindo também melhorias no altar, ao centro, e do altar-mor. 

Este ganhou um novo aspecto que fez reunir as imagens antigas e do Sr. Bom Jesus, Divino e Virgem da Lapa, dando-lhes maior destaque e visibilidade.

Ao operoso pároco damos os parabéns, extensivo ao vigário, Padre Geraldo Sérgio França, e a todas as pessoas envolvidas neste trabalho. 

Notas e Créditos

* Texto e fotos: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário