Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Velhas Notícias da devoção ao Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus parece ter sido implantada ou fomentada no final do século XIX, com o movimento de romanização da Igreja. Ganhou impulso no começo do século seguinte. Os missionários católicos a difundiram bastante e os registros que dela vemos vem desse período nesta região. 

Capela do Sagrado Coração de Jesus.
Aureliano Mourão (Bom Sucesso/MG), 2004. 

Em Tiradentes também é conhecida desde longa data. No final dos oitocentos, houve festa do Coração de Jesus com pregações do Vigário Parreiras, missa rezada, missa cantada, procissão, Te-Deum e como engodo “queimar-se-á um lindo fogo de artificio, preparado pelo habil pyrotechnico sr. Raymundo Velloso”, segundo O Resistente nº12. 

No mesmo ano em São João del-Rei essa festa foi soleníssima com sermão do Padre Miguel Sipolis, segundo o mesmo jornal na edição nº14. 

Uma notícia de 1902 d'O Combate dá conta que no distrito são-joanense de São Miguel do Cajuru, "realizou-se pomposas festas em honra ao Santíssimo Sacramento e Coração de Jesus e Maria, a 29, 30 e 31 de maio. O Conselho districtal muito tem contribuido para o realce dessas festas, promovendo o calçamento e asseio das ruas do arraial" 

A notícia de 1906 do jornal O Repórter, da festa no Pilar, em São João del-Rei, informa:

"Com a maxima solennidade e grande frequencia de fieis realisaram-se as festas, em honra ao Sagrado Coração de Jesus, promovidas e estipendiadas pela respectiva associação, as quaes constaram de novenas, com  musicas, sermões pelos revmos.: _ Vigario, Frei Cyrillo e Frei Candido, que se revesaram no pulpito, em todas as novenas, e a festa do dia, que esteve edificante, sendo de mais de mil o numero de catholicos praticos que se confessaram e commungarão. Á noite houve distribuição de diplomas e medalhas ás zeladoras e novos associados. Em todos os actos tocou a orchestra Lyra Sanjoannense."

A dez de outubro de 1909 houve concorrida festa na Colônia do José Teodoro, em São João del-Rei, pela inauguração da Capela do Sagrado Coração de Jesus, apelidada "Igrejinha do Taquaral", com os esforços do padre Frei José. Vários trens especiais da extinta linha do sertão da EFOM levaram passageiros para lá. Houve missa cantada e apresentou-se uma orquestra, regida por Frei Cyrillo La Rose, além da Banda de Música Ribeiro Bastos.


As apresentações se deram em coreto especialmente armado para o evento. Houve ainda uma visita coletiva à escola pública das imediações (hoje arruinada**), ainda em obras de construção, mas já quase concluída, informou A Opinião nº27. 

Na zona rural deste município mineiro existe outra capela consagrada a esta devoção, no povoado da Cananéia. Sobre ela ver o post http://folclorevertentes.blogspot.com.br/2013/09/sa-luiza-da-cananeia.html

Referências Hemerográficas

O Resistente, n. 12, 19/06/1895.
O Resistente, n. 14, 26/06/1895.
O Combate, n.169, 28/05/1902.
O Repórter, n.21, 01/07/1906.
A Opinião, n.27, 13/10/1909.

Notas e Créditos

* Texto e fotos: Ulisses Passarelli
** "Já ha quase dois anos, foram fechadas algumas escolas rurais, entre as quais se destaca a da colonia Jose Teodoro, com uma matricula de mais de 70 alunos em principios de 1931, epoca em que foi fechada", clamava uma aluna de 3º ano, Maria Ferreira, sob o título de "Um Apelo", no jornal escolar "Brasil", n.2, de 25/11/1932, órgão do então Grupo Escolar Aureliano Pimentel, de São João del-Rei.
*** Os antigos jornais publicados em São João del-Rei citados nesta postagem foram consultados através do site da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário