Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dia de Reis: o concurso de presépios e a folia

Hoje, Dia de Reis, 19 horas, no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, em magnífico prédio colonial conhecido como "Solar da Baronesa", pelas bandas do Largo do Carmo, o som de uma folia de Reis ecoou pelas velhas ruas de paralelepípedo. 

Folia "Embaixada de Reis do Bom Pastor", sob o comando do Mestre Didinho, chega ao Solar da Baronesa, representando a música folclórica de São João del-Rei. 

O povo foi se achegando, aconchegando, aproximando. A música tem esse condão. 

Mestre Didinho soltou a voz dando asas à sua sabedoria e relembrou velhíssimas melodias minhotas ou trás-montanas, ancestrais de nossa gente tricentenária. Cantou dentre outros versos que "a cabana era pequena, não cabiam todos três (os Magos), adoraram Deus Menino, cada um por sua vez", quadrinha portuguesa, que da ibéria tomou caravela rumo ao Novo Mundo. 

Escutei ali mesmo um folieiro contar que esteve morto por tal ou qual enfermidade, mas que chegando às portas do céu, São Pedro mandou voltar porque Santos Reis precisava dele mais aqui (cantando folia) que lá em cima. Esse modo de expressar não é figura de linguagem minha. Reproduzo-a tal como a ouvi, em conversa informal. 

Não se pode deixar de pensar como todo o ritual de uma folia e sua música típica se mantiveram até hoje. Só a fé missionária e a abnegação que os foliões tem à causa podem explicar. 

A folia abrilhantou o 8º Concurso de Presépios da UFSJ, que contou este ano com cerca de 30 presépios expostos em duas categorias: tradicionais e não-tradicionais. O evento está fixado no gosto popular. Prova disto é a expressiva votação que houve para eleger os ganhadores, bem alinhada aliás com os votos da comissão julgadora, o que positiva uma coerência. Esta participação dos visitantes coroa todo o processo. 

A exposição que deixou gosto de quero mais, revelou como a arte religiosa impregnou em profundidade a alma mineira, que imprime às figuras, montagens e materiais uma criatividade extraordinária, que nos parece ilimitada. Quantas são as formas de se ver a mesma singela cena da natividade? 

Presépio Mandala, em cerâmica prensada, uma das belas peças expostas no 8º Concurso de Presépios da UFSJ. 

Já se tornou tradicional este evento, que traz no último dia uma folia para apresentação cultural, que o folião sabe aproveitar em oportunidade de adoração, como já o fizeram Luisinho Sanfoneiro, Lilia, João Matias, Geraldo Elói que também já passaram pelo solar em outras edições do concurso de presépios com seus grupos reiseiros.

Notamos claramente e é de se registrar, que a universidade tem através deste concurso demonstrado um grande respeito aos grupos convidados, num trato com dignidade e reconhecimento do valor dos foliões e dessa cultura popular tematizada nos presépios. 

O blog TRADIÇÕES POPULARES DAS VERTENTES deixa à Universidade Federal de São João del-Rei sua mensagem de parabenização pela excelente iniciativa, em especial a toda equipe da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, sob a competente direção de Paulo Caetano. 
* Texto e fotos: Ulisses Passarelli, 06/01/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário