Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

As Testemunhas

Nesta postagem o blog TRADIÇÕES POPULARES DAS VERTENTES expõe mais um conto no qual um elemento da natureza denuncia algo oculto, em geral um crime. A presença das moscas nesse caso específico pode abrir caminhos para interpretações, que ora não serão perscrutados.

Fato é que as moscas desde antiga tradição são símbolos do mal, da negatividade, ligadas a coisas podres, obscuras. Na crendice, presença de muitas moscas numa casa é sinal de más influências espirituais, atraídas pela sujeira, ciscos, trastes velhos. Quando uma mosca-varejeira entra numa casa logo se imagina um mal presságio e se cuida de matá-la ou expulsá-la, esconjurando-a com o sinal da cruz.

Um canto de moçambique coligido em Passos/MG, dizia:

Êêê mata o boi!
Sangue tá taiado,
Tira o couro,
Mosca tá danado...


O capitão dizia-me que era um ponto "muito pesado"... o que é sintomático. Belzebu, divindade dos filisteus e cananeus recebe o título de "Senhor das Moscas", que o processo de cristianização colocou como Príncipe dos Demônios. 

Uma variante deste conto que será narrado a seguir, ouvi em São João del-Rei na mesma época, do saudoso Luís Santana, desenvolvia-se de forma igual, com o detalhe que a testemunha que fora assassinada era um homem negro e em vez das moscas, um urubu perseguia o assassino por toda a parte, dando gargalhadas. Tanto a mosca quanto o urubu são criaturas ligadas à morte, pois atacam cadáveres. 

A cultura popular encontra curiosos caminhos simbólicos para revelar a sua coerência e defender os valores morais e religiosos a que dá crédito.

*  *  *

Um homem cometeu um assassinato e um tempo depois matou outra pessoa, desta vez uma testemunha do crime anterior. Pela gravidade do que fez, outras pessoas, inocentes, estavam sendo incriminadas. 

Desde aquele dia que "apagou" a testemunha, por toda parte onde andava, uma nuvem de moscas o acompanhava. Onde quer que ele fosse, mesmo que bem asseado, perfumado, as moscas o atormentavam. 

Como nada resolvia o incomodo problema, resolveu ir se confessar com um padre. Ajoelhou-se aos pés do confessionário e os insetos ao redor... 

Após ouvi-lo, o sacerdote o aconselhou a procurar a polícia e confessar os seus crimes, pois as moscas eram as testemunhas de sua maldade e não o deixariam em paz enquanto não se entregasse à autoridade. Assim fez e os insetos o deixaram imediatamente. 

Confessionário. Fotografia meramente ilustrativa.
Peça do acervo da Igreja de Nossa Senhora das Mercês.
Mercês de Água Limpa (São Tiago/MG).


Notas e Créditos


* Texto: Ulisses Passarelli
** Foto: Iago C.S.Passarelli, 26/01/2014.
*** Informante: Elvira Andrade de Salles, 1995 (natural de Bias Fortes, mas residente em Santa Cruz de Minas).
**** Para ter acesso a outro conto do tipo "natureza denunciante" clique no link: Favas Contadas.

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. De uns dias pra CA muitas mosca varejeiras estão dentro de casa muitas mesmo oq é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comigo acontece o mesmo mas s,o eu q dou importancia

      Excluir
    2. Muitas mosca significa morte

      Excluir
    3. Aqui em casa também deu um enxame de mosca varejeiras

      Excluir
  3. Impressionante,a uns tempos atrás também do nada apareciam mosca ou meu redor até debaixo do capuz do meu carro,,só coisa ruins me aconteceram

    ResponderExcluir
  4. Tomei um banho de sal grosso... E assim que sai do banho havia uma mosca varejeira em cima da minha cama! Será coincidência?! Eu acredito que não...

    ResponderExcluir
  5. minha casa é extemamente limpa, mo em condominio, ao lado da piscina, e um dia apareceram um enxame de moscar no meu pe de jaboticaba, que é de vaso. nao esta carregada de frutos, tem um ou outro, mas eram muitaas varejeiras, um enxame de verdade, pareciam abelhas....fiquei muito assustada, so sumiram com veneno

    ResponderExcluir
  6. Gente, essa noite apareceu um enxame de mosca aqui em casa e somente em um cômodo mas a minha casa é extremamente limpa e eu tentei explusa las, mas quando eu acendi a luz do banheiro apareceu muito mais, eu fiquei muito assustada .

    ResponderExcluir
  7. APARECEU MUITAS MOSCA NA MINHA CASA HJ E É MOSCA VERDE E QUANTO MAIS EU MATO MAIS APARECE TO ACHANDO ESTRANHO O QUE PODE SER

    ResponderExcluir
  8. Ontem na minha casa de madrugada apareceu um enxame de moscas varejeiras enorme pretas gigantes fiquei assustada oque significa gente

    ResponderExcluir
  9. Coisa ruim com certeza. Vá orar amiga e repreender o mal.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite gente no meu banheiro sempre tem mosca voando pois hoje só havia um pousada na cortina da janelinha e ontem no carro havia uma mosca na minha perna será algo de anormal

    ResponderExcluir
  11. E quando as moscas aparecem mortas pela casa?

    ResponderExcluir
  12. Na parede dainha casa hj tinha muitas mosca oque será isso meu Deus as coisas já estão de cabeça para baixo aqui

    ResponderExcluir
  13. Aparece mosca da vareja no trabalho pouco tempo depois fui despedido ao longo dos anos já me aconteceu 4 vezes em casa quando aparece discussão com o meu pai ao ponto de sair de casa não sei o que fazer à anos que a vareja me persegue so me traz desgraça não sei o que fazer sou boa pessoa e nunca fiz mal a ninguém

    ResponderExcluir