Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 16 de março de 2014

Como surgiu o demônio

Os antigos contam, que uma ocasião, no princípio do mundo, Deus foi fazer uma visita à Terra. Então, deu um pouco de água benta para três anjos, com a ordem para que cada um fizesse mais três anjos. Bastava por o dedo na água e deixar pingar uma gota na nuvem. Daí surgia um novo anjo. 

Dois anjos obedeceram, fazendo cada qual três criaturas angelicais. O terceiro desobedeceu o Senhor... Ficou pingando água por toda parte, dando origem a uma multidão de anjos. 

Quando Deus voltou ao céu, indignou-se com aquilo e expulsou aquele punhado de anjos surgidos da desobediência: 

"_ Anjos do mal, feitos sem minha ordem! Não ficarão aqui, mas na Terra!"

E assim enviou-os para cá, onde se transformaram em demônios. 

Pintura da nave da Igreja de Santo Antônio representando um dos milagres do taumaturgo.
Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (São João del-Rei/MG). 
* Obs.: a enigmática pintura acima, meramente ilustrativa nesta postagem, naturalmente impregna o imaginário e suscita a livre interpretação popular. Uma das concepções narrada por moradores desse distrito interpreta como uma intercessão de Santo Antônio resgatando uma alma tomada por satanás, sob a falsa culpa de um crime. O diabo escreve no papel a acusação contra o inocente, defendido pelo santo como seu advogado. Outra versão diz que o santo está ordenando ao capeta que de próprio punho ateste a inocência daquela alma condenada. 
* Informante da lenda: Elvira Andrade de Salles, Santa Cruz de Minas/MG, 1995. 
* Texto e foto (16/10/2011): Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário