Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 29 de março de 2014

Encomendação das Almas em Conceição da Barra de Minas

Seja pelo amor de Deus!!! Reza lá três pai-nosso... Misericórdia. Pelas almas, para os mortos, a matraca bate a partir da meia-noite na segunda e sexta-feira da quaresma. No frescor da noite outonal, ruas desertas e silenciosas, um grupo de fiéis com seus instrumentos musicais (tuba, clarineta, trompete, trombone), vem rezar e cantar pelos falecidos em tons contemplativos e tétricos, mas em belíssima melodia, desde o portão do cemitério até o da matriz, parando em encruzas, capelas e passinhos. No caminho, debulham contas dos terços, relembram os que partiram para a outra dimensão. 

Sr."Vicente Cristino" e "Lico", com ajuda de alguns companheiros e vários devotos mantém firme a tradição da encomendação das almas em Conceição da Barra de Minas, onde ocorre desde longa data, sendo conservada fielmente e com muito respeito. 

Estivemos em visita à cidade vizinha em missão de pesquisa folclórica e documentação áudio-visual nesta madrugada, em companhia do fotógrafo Guy Veloso, que de Belém (Pará), viaja pelo país registrando em belas imagens as encomendações de vários estados, somando já avultado número de grupos abordados, num trabalho da maior relevância cultural. 

Abaixo seguem alguns flagrantes do ritual nesta noite. 

O grupo de encomendadores estaciona diante de uma capela-passo (passinho) para desenvolver o ritual. 

No adro da Igreja de Santo Antônio entoam seus clamores pelos que se foram...

Diante da Matriz da Imaculada Conceição, no ato da entrega da missão da noite. 

Na penumbra noturna, fiéis rogam preces pelos mortos.

Músicos da encomendação.

Senhoras, rezando terço, cantando, encomendando...
Matraca.

Da esquerda para direita: Guy Veloso, "Vicente Cristino" e Ulisses Passarelli.

* Texto: Ulisses Passarelli
* Fotos: Iago C.S. Passarelli
Para saber mais acesse: Encomendação das Almas: um rito em  louvor aos mortos

Nenhum comentário:

Postar um comentário