Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 19 de abril de 2014

Visitação das Igrejas

Na São João del-Rei tricentenária, a atmosfera barroca envolvente, eivada de história e cultura por toda parte, geriu um complexo sistema de crenças, rituais e cerimônias, que foi construído sobre as atividades religiosas do ciclo quaresmal. Seu ápice são as atividades sacras da Semana Santa. 

1- Visitantes na Igreja das Mercês.
O fiel encontra muitas possibilidades, bem como o turista, entre assistir missas, acompanhar procissões, ofícios, lava-pés... mas em especial nesta postagem, se focaliza a VISITAÇÃO DAS IGREJAS, um antigo costume desta terra que se mantém plenamente ativo desde longa data. 

É muito intrínseco ao são-joanense e até difícil achar palavras para descrevê-la de forma adequada. É preciso vir, ver, visitar, sentir... cheiro, sons, cores, burburinho de gente, matraqueados, sabores de amêndoas, ver cortinas roxas. Acontece na plenitude de uma romaria familiar, que de toda a cidade acorre para o centro histórico, lotando as ruas, desenvolvendo um roteiro pelos templos, que permanecem abertos e aromatizados pelo rosmaninho, pela arnica e o manjericão. 

2- "Para a cera do Santo Sepulcro!" clamam meninos em peditório
com matracas na porta das igrejas, como estes, no Rosário. 
Na porta de cada igreja ficam meninos com matracas, sentados junto a um pequeno cofre de madeira ou com coletores de pano vermelho em forma coador. A aproximação dos visitantes batem a matraca e falam alto e ritmado: "para a cera do santo sepulcro!" e desta forma recolhem donativos. 

3- Capela do Santíssimo, Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
As Capelas do Santíssimo Sacramento estão floridas. O entra e sai é grande. Gente fotografando, povo rezando. No Pilar o aspecto é imbatível, pelo volume de vasos, requinte e zelo. Afinal é a Catedral Basílica.

O roteiro que segui este ano com esposa e filho é o seguinte, que seguia na infância com meus pais e o irmão abaixo de mim em idade: inicialmente a Igreja de São Gonçalo Garcia. Vencida a escadaria charmosa, curvilínea e o portão de ferro gradeado, simples mas não isento de seu encanto, se depara com uma fila de visitantes estancada diante da imagem de Santa Luzia, muito venerada neste templo. O ritual é o seguinte: beija-se a fita, passa-se os dedos sobre os olhos da santa esculpidos  na salva que segura e esfrega-se estes dedos sobre os próprios olhos para assegurar a boa visão. As demais imagens estão recolhidas nas salas laterais, acessíveis para visita, destacando o padroeiro, Santa Joana d'Arc, Santo Expedito e Nossa Senhora do Amparo. 

4- Cenografia no São Gonçalo: luzes e fumaças dramatizam a encenação.
Som mecânico reproduz a música de nossas orquestras bicentenárias, ecoando no ambiente.
Um quadro curioso se desenha no presbitério. Atrás de um biombo de pano aberto ao centro, com desenhos de uma floresta, que ambientam o cenário, uma imagem do Senhor está ladeada por dois anjos suspensos. A transfiguração é relembrada. Um jogo de luzes e fumaça climatizam a encenação. Uma longa fita vermelha vem da imagem, anteparada por uma fileira de bancos atravessados. O povo a beija, persigna-se, ajoelha, admira, reflete. 

O passo seguinte é o São Francisco, igreja alcançada pela Rua Balbino da Cunha. Logo de saída se vislumbra o belo Chafariz da Legalidade, de 1834. O templo magnífico mantém nas janelas os bandeirões com a ignóbil sigla SPQR (*). Logo à entrada, na base da escadaria em espiral, feita de pedras, um Senhor Morto jaz entre ramos de arnica, velado por dois círios. Tudo está escuro. Só o bruxulear das chamas lampeja tênue no ambiente sagrado. A cena rememora o sepulcro. 

5- O Sepulcro do Senhor, na monumental Igreja de São Francisco de Assis. 
A grande igreja está no escuro. É Quinta-feira de Trevas. O mundo está na escuridão, a morte domina momentaneamente graças à maldade humana que condenou o Filho de Deus. É preciso compreender a psicologia dessa noite, desse cenário didático. No altar-mor, imagens de roca dos santos franciscanos ora estão em novas posições graças às articulações dos braços e pernas. Com outras roupas e adereços, são agora centuriões de capacete e lança, apóstolos medrosos com túnicas. Adaptabilidade. 

Na travessia da nave para a sacristia, no corredor, um velho banco-baú e uma essa escura, com uma caveira entalhada. Móveis tenebrosos. A grande e bela imagem de Nossa Senhora da Conceição se impõe na sacristia, terna, com um olhar carinhoso, abrangente... florida. Muitos vem vê-la. 

A Igreja de Nossa Senhora de Lurdes nessa noite não faz parte do conjunto de encenações mas está aberta e em missa. Santo Antônio zela a entrada em capelinha aconchegante. Santo queridíssimo. Tem uma multidão de devotos. Descido o largo, que se continua com a Rua da Prata (oficialmente Padre José Maria Xavier), se vislumbra um passinho aberto, e gente ajoelhada na capela do convento, em contínua oração, terços e mais terços, começados por uns, emendados por outros. 

A Ponte do Rosário, maravilha oitocentista de pedra, nos leva à rua mariana, Direita, Getúlio Vargas. A antiga igreja dos escravos, de 1719, tem muitos fiéis no interior, vendo no presbitério a montagem com anjos e luzes. Na sacristia a Grande Mãe, de rosário à mão está belíssima, majestosa. De sua janela, se vê a lua cheia saindo por detrás dos velhos telhados. "Não há Paixão sem cheia", diziam os antigos, se referido à fase lunar inalterável em toda Semana Santa.

6- Rosário: a Grande Mãe. 
Do Rosário se toma a Rua Santo Antônio, transformação urbana, setecentista, do longínquo Caminho Geral do Sertão. O casario desaprumado se engalana de roxo para a visitação. Panos pendem das fachadas coloniais. A fé transborda das janelas. O luto sai de dentro das casas para a rua de pedra pé-de-moleque, prateada pelo clarear da lua cheia. 

7- Rua Santo Antônio: a fé transborda das velhas janelas como uma lutuosa onda roxa. 
Na simpática capelinha do taumaturgo lisboeta, o jogo de luzes dramatiza e evidencia o triunfo de Jesus sobre a morte. Abaixo de seus pés um anjinho de joelhos vela silencioso um sepulcro vazio, forrado de rosmaninho e arnica serranos. O padroeiro Santo Antônio está de pé na sacristia, cheio de flores, com vestes sacerdotais. Não lhe faltam visitantes fidelíssimos. 

8- Jogo de luzes sobre o Senhor do Triunfo na simpática Capela de Santo Antônio. 
O retorno pela mesma via se desvia à esquerda pela Travessa Roque T. Neto (que ainda conserva interessante paredão de pedras arrimando um quintal), subindo em graciosa curva rumo à Rua das Flores (oficialmente, Maestro Batista Lopes), onde passando por significativo patrimônio arquitetônico residencial, se vai à novel Capela do Divino, que tem cara de antiga, porque se instalou em prédio colonial e com muito charme, tem uma relíquia no teto: pinturas do pincel genial de Joaquim José da Natividade, em estilo rococó, ao modo ilusionista. A montagem neste templo nada deve aos mais antigos. Vemos aqui a sequência da Assunção de Maria num jogo de três imagens belíssimas, dispostas em três níveis: Nossa Senhora da Boa Morte ao nosso nível, "morta", dormindo, sereníssima em seu esquife; Nossa Senhora da Assunção, intermediária, subindo, de braços abertos, sentada numa nuvem, sapatinhos caindo para a Terra; Nossa Senhora da Glória, de joelhos, nas alturas do altar-mor, mãos contritas em atitude de prece, coroada pela Santíssima Trindade. A didática catequética dessa encenação barroca é notória. Fala por si, se revela com eloquência.

9- Na Capela do Divino, Maria se eleva em planos de santidade. 
Na descida para a Muxinga se passa por dois cemitérios vizinhos, lado a lado, de irmandades diferentes. Subindo pela beira do hospital se chega ao Largo da Câmara, pelourinho de um lado, Igreja das Mercês acima. Alcançar-lhe já é um ato penitencial, escadaria de pedra, larga,comunitária, afunilando para a porta da igreja. Estreito é o caminho que leva à Deus. A evangelização está em tudo. Parece que foi planejado meticulosamente. 

10- Nas Mercês a lição da humildade relembra a origem simples de Jesus,
num tempo em que a soberba domina a humanidade. 
A montagem cenográfica mostra-nos agora o outro extremo da vida de Cristo: a Gruta de Belém. A Sagrada Família comovedoramente humilde se ilumina entre carneirinhos e um galo curioso. A Santa Mãe banha seu filho sagrado numa gamela artesanal de madeira, dessas de fazer broa. É a Belém mineira! Uma livre interpretação, verdadeira riqueza improvisatória, criatividade que confere um regionalismo especial ao conjunto. Já se ouve belos acordes de uma marcha de Luiz. Na sacristia, a música de Batista Lopes soa maravilhosa numa caixa de som escondida entre flores, que rodeiam a imponente Virgem das Mercês, libertadora, rompedora de correntes, malditos grilhões escravos. Depois de vislumbrá-la, nada mais bucólico que ver-lhe os jardins, uma alameda cheia de bromélias, folhagens, flores, cavalinhas, entre pedras e fontes, que terminam numa gruta iluminada, com a imagem de Nossa Senhora de Lurdes. 

11- Água cristalina numa fonte da alameda da Igreja das Mercês. 
A escadaria está cheia de famílias e turistas, subindo e descendo. O mirante permite ver uma parte histórica da cidade e ao longe, na colina oposta, o cruzeiro luminoso que ladeia a pequena Capela do Bonfim. Mas logo abaixo do observador está um grande painel fixado na parede de fundo da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Retrata a Santa Ceia. Diante dele um palanque serve à missa campal do Lava-pés. Uma mesa representa o local da instituição da eucaristia. Muita gente assiste e ora. Ao redor, vendedores de pipoca com seus carrinhos típicos e outros ambulantes tradicionais, como aquele que fica com uma grande haste onde se finca coloridos algodões doces _ gostinho de infância; outro, está com um bujão de gás hélio para encher balões, bexigas de ar, alegria das crianças. 

A Capela do Santíssimo no Pilar como já se disse, apresenta-se lindamente florida. A Rua Getúlio Vargas está com os dois passinhos abertos, bem como o Oratório de Nossa Senhora da Piedade. Há ainda o Museu de Arte Sacra e o Memorial Dom Lucas. Atrações não faltam. Diante da catedral, populares vendem arnica, amêndoas, maçãs do amor e outras delícias típicas.

      

12, 13 e 14 - Maçãs do amor, cartuchos de amêndoa e a medicinal arnica: produtos típicos em venda pelas ruas. 

A última estação dessa caminhada da fé é o Carmo. É Igreja imponente, joia colonial. Diante dela um grande tapete de serragem colorida dá as boas vindas e sacraliza até os paralelepípedos de pedras do calçamento que se pisa. A entrada é tão concorrida pela beleza e conteúdo ofertados, que não é fácil chegar ao altar. Uma longa fila se forma. Enfim, ver a Senhora do Monte Carmelo e elevar-lhe preces é como coroar esta via-sacra. 

15- Movimentação na Igreja do Carmo. 
Eis a peregrinação anual do são-joanense. Na direção proposta ou na inversa, ou num sentido aleatório, não importa. Ninguém lhe manda fazer isto, não é convocado... é invocado, pelo seu instinto sagrado que mais parece incrustado no DNA. Semana Santa em São João del-Rei é assim: acolhedora, sagrada, musical, cultural, com perfumes de ramos desfolhados, é dramática e barroca. Não é um espetáculo forjado. É uma essência vivenciada, "ecossistêmica", que só se justifica porque a fé permanece viva geração após geração.


Notas e Créditos 

* SPQR: iniciais da expressão latina Senatus Populus Que Romanus (Senado e Povo Romano). São estampadas em amarelo ou dourado sobre flâmulas roxas como símbolos da autoridade terrena, do poder político e militar, que reinou durante a crucificação de Jesus. As pessoas interpretam contudo esta sigla de forma jocosa. Ouvimos três versões populares em São João del-Rei: uma delas diz que SPQR é "São Pedro quer rapadura"; outra, "seu padre quer rapé"; uma terceira aposta em "sal, pão, queijo, rapadura"...  O Professor Antônio Gaio Sobrinho registrou também "salve povo querido de Roma" e ainda "sou poeta quando ronco"... Entretanto, frisou: "mais bela e significativa é certamente a que li num dos barroquíssimos sermões de Vieira: "Salva Populum Quem Redemisti, isto é, Salva o Povo Que Redemiste."
**Texto: Ulisses Passarelli
*** Fotografias (17/04/2014): Iago C.S. Passarelli (1,2, 4-11); Ulisses Passarelli (3,12-15)


Referências Bibligráficas

GAIO SOBRINHO, Antônio. Sanjoanidades: um passeio histórico e turístico por São João del-Rey. São João del-Rei: A Voz do Lenheiro, 1996. 104p.il. p.54. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário