Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 25 de junho de 2014

Rua São João festeja seu padroeiro

São Pedro é que deve estar meio tristonho com o são-joanense ... porque da santificada tríade junina, aqui em São João del-Rei, só ele ficou de fora. No Bairro Tijuco tem Rua Santo Antônio com festa do orago em capela própria, setecentista; no mesmo bairro tem Rua São João, sem capela, mas com grande devoção numa festa que já conta com 69 anos de existência. 

Na 1ª Travessa da tradicional via pública, fechada e enfeitada para a ocasião festiva, desenvolve-se uma animada festa em honra ao precursor e primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, que profeticamente teve a árdua missão de preparar o caminho para as pregações do Divino Mestre. Santo queridíssimo no Brasil, São João Batista goza de grande popularidade e ricos festejos em todo território nacional. 

As barraquinhas de São João aguardam o fim das celebrações para o movimento,
enquanto as pessoas se concentram na missa sob uma tenda, diante do andor do padroeiro. 

Na festa local, conta o santo com ativa parte religiosa que inclui novena, reza do terço e celebrações. O movimento de barraquinhas é animado e tradicional. O dia maior, 24 de junho, desponta logo cedo com alvorada festiva, às 6 horas pipocando fogos de artifício e rompendo acordes d'A Furiosa, título carinhoso alcunhado pela povo à Banda Municipal Santa Cecília. A corporação querida e de grande qualidade técnica, cumpriu sua missão na gelada manhã festiva, que se segue àquela que se diz ser a noite mais fria do ano. 

Durante o dia, a imagem de São João Batista fica exposta na entrada da travessa, sobre uma mesa revestida de toalha branca, cercando a rua, como se chamasse os devotos ao festejo. E de fato, logo mais, se vê que o chamado foi efetivo. Muitos devotos concentram-se para participar da missa campal. Para a procissão surgem mais dois gigantes de nossa tradição musical: a centenária Banda Theodoro de Faria e a salesiana, Meninos de Dom Bosco. Grande afluxo de fiéis e visitantes acompanharam atentos o concorrido cortejo com o andor enfeitado e depois se confraternizaram no intenso movimento das barraquinhas. 

Imagem de São João Batista acena aos fiéis, convidando-os para as comemorações na entrada da 1ª Travessa. 

É de se esperar para 2015 uma festa ainda mais especial, comemorando o septuagésimo aniversário da comemoração nesta rua. Que venha, com as bênçãos do padroeiro.

* Texto e fotos: Ulisses Passarelli
** Para saber mais sobre o assunto leia também: AS FESTAS JUNINAS E OS TRÊS SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário