Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 9 de junho de 2014

Véspera de Pentecostes em São João del-Rei

Neste sábado em São João del-Rei, véspera de Pentecostes, Matosinhos compartilhou com o Centro Histórico uma parte de seu grande jubileu em honra ao Divino Espírito Santo. A Procissão de Santo Antônio, o Imperador Perpétuo, ganhou as ruas desde a monumental Igreja de São Francisco de Assis, e com muita alegria, de mãos dadas com a fé, desceu até o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. 

O novo itinerário embora contrarie o aspecto histórico (até o ano passado era via Matola), evidencia a beleza arquitetônica que justamente faz a cidade afamada. 

Com seus cavaleiros na dianteira e alas de bandeireiros, o vermelho é a cor marcante deste cortejo religioso. Entre as alas vem as Folias do Divino, este grupo que neste dia encerra seu giro anual de visita às casas. Descem cantando até Matosinhos, intercalando as participações entre si e a banda de música. 

A beleza da procissão é evidente e comentá-la chega a ser redundante. O Imperador Perpétuo segue numa liteira senhorial, dando um ar inusitado ao cortejo. Na passagem pela Gruta do Divino, uma calorosa recepção se concretiza e o padre dá sua bênção salutar. 

Em Matosinhos, a chegada triunfal se completa com o santo sacrifício da missa, da qual participam ativamente as folias nos cânticos, cada uma se responsabilizando por uma parte. No coreto da festa, após a celebração e lanche dos folieiros, se apresentou cada um dos nove grupos presentes, a saber: seis de São João del-Rei (Colônia José Teodoro, Guarda-mor, Bom Pastor, Águas Férreas, Rua São João e Jardim São José) e três visitantes _ Arame (Lagoa Dourada), Coqueiros (Nazareno) e César de Pina (Tiradentes). 

Na Rua Getúlio Vargas, antiga Rua Direita, as casas se enfeitam para a passagem
da Procissão do Imperador Perpétuo.
Da Igreja de São Francisco de Assis parte a Procissão do Imperador Perpétuo,
acompanhada pelas Folias do Divino entre alas de bandeiras vermelhas.

A Banda Municipal Santa Cecília, sob a batuta de José Antônio da Costa
é uma presença querida e reveladora de grande capacidade musical.

A corte do Imperador antecede a liteira, em travessia da antiga Rua da Prata.

No Centro Histórico a Folia das Mulheres vem na frente da procissão.
Membros da Comissão do Divino e o pároco de Matosinhos,
Padre José Bittar, diante da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

No crepúsculo os cavaleiros de vanguarda contemplam o majestoso templo do Carmo. 

Na Gruta do Divino a comunidade recepciona a Procissão do Imperador Perpétuo. 
* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotos: Iago C.S. Passarelli, 07/06/2014
*** Veja também: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário