Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Folclore nosso de cada dia

Hoje é o dia do folclore. Mas para este blog todo dia é dia do folclore, porque ele faz parte de nosso dia a dia. A cultura popular impregna a vida humana nas mais diferentes etnias. Perpassando muitas tradições e mudando de tendencias regionalmente e ao longo do tempo, as manifestações da cultura popular abarcam os inúmeros ramos do conhecimento humano. 

Advinhas, superstições, produção manual de artesanato, lendas e outras narrativas congêneres, as danças e folguedos típicos, vários ritos, o anedotário, o movimento do cordelismo, as benzeções e rezas fortes, o contexto dos ex-votos, frases de para-choque de caminhão, as fincações de mastros, costumes agrícolas, etc.; enfim, um imenso volume de formas e vertentes culturais estão dentro do que a mais de século e meio chamamos de tradições folclóricas. 

Lamentavelmente o mau uso da palavra levou ao seu desgaste quanto ao significado técnico e muitas vezes ela tem sido preterida, em parte trocada pela expressão "cultura popular". 

Os folcloristas lutam com grande esforço pela preservação e conhecimento destas tradições e os mestres do saber popular reclamam apoio, reconhecimento e valorização, em prol do patrimônio imaterial que tão bem dominam.  

Questões à parte, o folclore representa um filão riquíssimo das expressões culturais de um país, vivenciado no cotidiano do povo, em sua vida coletiva, funcional e dinâmica. 

Para melhor entendimento das questões pertinentes à ciência do folclore, ao fim desta postagem estão lincadas seis fontes de consultas úteis aos que queiram se aprofundar no tema. 

Artesanato em madeira: miniatura de uma charrete. São João del-Rei, déc.1990. 

Congadeiros de Resende Costa, da Guarda Santa Efigênia, um catupé, recolhendo o Reinado 
durante a Festa do Divino são-joanense, no Bairro Matosinhos, 2009.

Um cruzeiro enfeitado para a Festa da Santa Cruz, na localidade de "Trabanda do Corgo" (Outra Banda do Córrego).
Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (São João del-Rei), 2014. 

No portão do cemitério, a altas horas, reúnem-se em preces e cantos pelos mortos
 os encomendadores de almas. Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, 2000.

Chorando a morte do Zé Pereira (boneco no caixão).
Carnaval de Ritápolis, 2000. 

Ex-votos em madeira representando graças alcançadas sobre as mãos.
Santuário da Santíssima Trindade, Tiradentes, 2014.

Melão de São Caetano: na veterinária popular usa-se macerado e diluído em água 
para curar "febre interna" e "curso" (diarréia) de bezerros. Santa Cruz de Minas. 

Ovos de galinha caipira prontos para venda, 
enrolados individualmente na palha do milho. São João del-Rei, 2013.

Pastorinhas das Águas Férreas, Bairro Tijuco, São João del-Rei, 2000. 

Folia de Reis, Santa Cruz de Minas, 1995.

Notas e Créditos

* Texto e fotografias: Ulisses Passarelli
** Para saber mais a esse respeito acesse os links abaixo:

Folk-lore: tributo a Willian John Thoms
Você sabe o que é folclore
Dia do Folclore
Fundamentos do Folclore
Salvaguarda da Cultura Popular - UNESCO
Salvaguarda do Patrimônio Imaterial - UNESCO
Carta do Folclore Brasileiro - COMISSÃO NACIONAL DE FOLCLORE

Nenhum comentário:

Postar um comentário