Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 3 de agosto de 2014

Uma velha folia do Tijuco

No Bairro Tijuco, em São João del-Rei, houve nos anos 40 uma folia de Reis afamada, sob o comando de um tal sr.Cristino. Nenhum detalhe a mais foi possível recolher, senão que era um exímio cantador, com grande capacidade de improviso. 

Alguns versos avulsos remanescentes foram-me gentilmente passados por um senhor que os havia anotado por um admirador que acompanhou sua jornada e seguem abaixo descritos, na ordem aleatória como foram  coligidos.

1- O meu nome é folião
meu senhor muito obrigado
quero que o senhor me diga
onde São Sebastião foi amarrado.

2- Chegou a estrela d' alva
lá do lado do oriente
que abençoa este menino
e abençoa toda gente.

3- Senhores dono da casa
eu vos peço por obséquio
e também peço licença
pra adorar vosso presépio.

4- O Menino Deus nascido
naquela noite de luar
sentido terrível frio
o bafejar dos animais.

5- Filho da manjedoura
revestido no altar
ele nasceu à meia-noite
na hora do galo cantar.

6- Aqui chegaram três soldados
vieram rompendo lá do mar
será os três reis
que Jesus vieram visitar.

7- Um é Melchior
o outro se chama Gaspar
para completar os três Reis
o outro se chama Baltazar.

8- Pai, Filho, Espírito Santo
Oh! Meu Deus que há de ser
São Sebastião que abençoa
esta criança que vai nascer.

9- Aqui chegaram duas bandeiras
uma dentro e outra de fora
uma abençoa o Deus Menino
e a outra Nossa Senhora.

10- Encontraram três bandeiras
todas três do mesmo lugar
uma procura seu destino
duas ficam a porfiar.

11- Padre com frade
com sua coroa
eu chego na venda
eu quero é da boa ...

12- Agradeço a boa esmola
Que o senhor veio negar
A senhora deita com saúde
Cuidado quando se levantar.

13- Senhor dono da casa
Faz favor de levantar
Vem abrir a porta do curral
Pros  bezerro vim mamar.

14- Esta caixa não é minha
Ela é do meu reinado
Bate caixa na cabeça
Deixa eu cantar um bocado.

15- Eu não canto pras parede
Porque parede não tem ouvido
Eu canto é pro dono da casa
Porque a bandeira está escondida.

16- Eu peço esmola
Aqui neste lugar
Eu chego na venda
E compro fubá.

* Texto: Ulisses Passarelli
** Inf.: Antônio Geraldo dos Reis, Rua Operário Luís de Andrade, Águas Férreas (Bairro Tijuco), São João del-Rei-MG, 1993. 
*** Obs.: a folia carregava duas bandeiras (tomou bandeira da perdedora em disputa, o que era usual outrora. O verso se refere ao encontro com outra folia que estava com uma bandeira sói, daí dizer que encontraram três bandeiras. A esmola dada de má vontade terá fim diferente (como também observou Alceu Maynard Araújo na folia de Reis de caixa de Cunha-SP – usariam a esmola dada com pouca vontade para comprar pinga.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário