Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Prece de Santo Amaro

Das muitas devoções coloniais herdadas pelos são-joanenses, algumas há, que, sem ter merecido festa própria, por não terem alcançado a popularidade de outros santos, se tornaram menos difundidas e em ocaso. Uma destas devoções é a Santo Amaro, também chamado São Mauro, invocado contra certas doenças, tais como problemas ortopédicos, reumáticos e dores articulares resultantes da gota. É patrono dos portadores de deficiência física, título recebido graças à cura, pela força da oração, de um menino aleijado. 

Amaro era monge beneditino, italiano, da Nórcia, região da Úmbria, século VI. Era filho do Senador Eutíquio e da fidalga Júlia, nascido em 512. Ingressou ainda criança na vida religiosa monástica. É considerado o primeiro seguidor do próprio fundador de sua ordem religiosa, o abade São Bento. Seu dia votivo é 15 de janeiro, data de sua morte por contaminação pela peste, no ano 584. O episódio mais propalado de sua vida foi o ato extraordinário de caminhar sobre as águas, para salvar do afogamento um outro monge também canonizado, Plácido, seu primo. Santo Amaro teria fundado em Glanfeuil (França), um mosteiro beneditino, após peregrinação desde o Monte Cassino (Itália), acompanhado de outros monges, com a intercorrência de vários episódios milagrosos. 

Abaixo transcrevo uma oração consagrada a este santo, conhecida em São João del-Rei:


Oh! Deus que fizestes Santo Amaro andar a pé, enxuto, sobre as águas para nos dar um exemplo de sua obediência, concedei-nos pois imitarmos o que as suas virtudes ensinam e mereçamos compartilhar de sua recompensa. Por Cristo, Nosso Senhor, Amém. Pela invocação da Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria e pela intercessão de São Bento e Santo Amaro, livrai-nos desta enfermidade ... pelo poder de Deus Pai, a sabedoria de Deus Filho e a virtude do Espírito Santo, amém. Como for de seu beneplácito, assim seja, assim se faça em ti, conforme podes e desejas, para honra e glória da Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. A benção de Deus Onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre nós e permaneça para sempre, amém.


Imagem de Santo Amaro na Igreja do Carmo de São João del-Rei.
Acervo da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo. 

Referências na Web

São Mauro, Wikipédia  (acesso em 17/09/2014, 21:50 h)
Milagres e graças alcançadas por Santo Amaro ou São Mauro, Breviário (acesso em 17/09/2014, 21:50 h)
Santo Mauro (Amaro), O Arcanjo no Ar (acesso em 17/09/2014, 21:50 h)


* Texto e foto (2014): Ulisses Passarelli
** Informante da oração: Aluísio dos Santos, 1995.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário