Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 13 de setembro de 2014

Santa Efigênia, santa milagrosa

O que sabemos de Santa Efigênia procede da "Legenda Áurea", trabalho hagiográfico da Idade Média, devido ao Arcebispo de Gênova, o dominicano Giacomo de Varazze. 

Esta santa foi uma princesa africana do primeiro século do cristianismo, da Núbia (atual Etiópia), ao nordeste daquele continente. Era filha do Rei Eggipus e da Rainha Eufenisa. Seu país era pagão e politeísta. Foi então, que poucos anos após a crucificação de Jesus, o Apóstolo São Mateus, acompanhado de dois discípulos foram fazer pregações em Noba, capital daquele reino. Não tiveram grande êxito mas a Princesa Efigênia converteu-se fortemente ao cristianismo. Por esta razão foi condenada à morte na fogueira, mas salvou-se milagrosamente deste terrível sacrifício, fato que fez com que outras pessoas se convertessem. Fundou um mosteiro para virgens. Mais tarde, com a morte de seu pai, o trono foi assumido pelo tio Hirtacus, que o usurpou do irmão de Efigênia, Efrônio, herdeiro legítimo. Pondo-se a desejá-la e persegui-la, o tio ateou fogo ao convento, mas novamente, por forças milagrosas o fogo não a vitimou: apagando-se, reacendeu no castelo de Hirtacus, colocando-o em fuga e pondo fim ao seu governo. Efigênia viveu e faleceu em absoluto estado de graça, sendo festejada a 21 de setembro.

Seu nome teria origem grega, significando "nascida forte". Em  latim, "Ephigenia", e em português também grafada como Ifigênia e, popularmente,“Santa Figêna”. 

Uma antiga tradição a considera santa carmelita, sem contudo haver um embasamento convincente. Em razão disto é comum sua imagem mostrá-la com vestes na cor daquela ordem religiosa. Segura nas mãos uma casinha saindo fogo pelas janelas e porta, ou na dianteira, representação simbólica de sua história acima narrada. 

GAIO SOBRINHO registrou uma narrativa de lamentável cunho racista, contra a qual se manifestou contrariamente, tal qual o faço neste momento de transcrição:

"Conta-se, sem fundamento, que Ifigênia era branca e muito formosa. Por despertar a cobiça de muitos pretendentes, rogou a Deus que lhe mudasse a fisionomia. Tornou-se, então, negra e de olhos esbugalhados, como a vemos na imagem."

Sobre tal discriminação o notável autor escreveu e com ele comungo:

"Fora o conteúdo racista que transparece neste particular, com certeza inverídico, e que denuncio, cabe-me acrescentar que feiura não é sinônimo de negritude, muito pelo contrário". 

Existe representação hagiográfica desta santa como uma mulher branca, exemplificada por uma fotografia anexa nesta postagem. 

Sendo negra, foi desde longa data tomada como padroeira dos escravos e por conseguinte de suas expressões culturais. O viajante austríaco Johann Baptiste Emmanuel Pohl (*) viu o congo de Traíras/GO (atual Niquelândia) num festejo em honra a esta santa, no ano de 1819. 

Em Barbacena/MG tem igreja própria e nomina um bairro, local de festa congadeira, cantada e recantada pela guarda de marujos local. Nestas festas encontram-se mastros dedicados a ela, como todo ano vemos no Bairro São Geraldo, em São João del-Rei. Vi também em Passa Tempo. Os congados a louvam: 


“Viva meu São Benedito! 
Viva Santa Santa Efigênia! 
Viva a Senhora do Rosário 
e Maria Madalena!” 
(Marinheiros, Passos, 1997)

“Esse toco é meu, 
querem me tomar ...
minha Santa Efigênia 
vai me ajudar!” 
(Catupé, São João del-Rei, Bairro São Dimas, Capitão Zé Camilo, 1994). 

Na área do Quadrilátero Ferrífero os congados do tipo marujo não se cansam de venerá-la com carinho e respeito. É santa popular: 


"Santa Efigênia,   BIS
ôh, santa milagrosa!
Eu vi o que ela fez...   BIS
Nós viemos louvar!"
(Marujos, Conselheiro Lafaiete, 1995)

Fora deste âmbito, Santa Efigênia é protetora dos sem teto, dos que vivem de aluguel e apegando-se a ela consegue-se adquirir casa própria. Em São João del-Rei é comum as pessoas fazerem uma novena a ela para alcançar a aquisição de uma habitação. É uma aproximação à figuração de sua imagem, com uma casinha ou capela, que carrega numa das mãos.


Bela e artística imagem de Santa Efigênia, fev.1997.
Igreja de N.S. do Carmo. São João del-Rei/MG.
Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo. 


Santa Efigênia em representação iconográfica de mulher branca.
Capela de Nossa Senhora das Vitórias, 2013.
São Sebastião das Vitória (São João del-Rei/MG). 

Bandeira de congado de Resende Costa
representando Santa Efigênia em pintura popular. 2012. 

Referências na Web 

Santa Efigênia - Cruz Terra Santa (acesso 13/09/2014, 14:50h)
Ifigênia da Etiópia - Wikipédia (acesso 13/09/2014, 14:50h)
Jacopo de Varazze - Wikipédia (acesso 13/09/2014, 14:50h)

Referências Bibliográficas

GAIO SOBRINHO, Antônio. Santos negros estrangeiros. São João del-Rei: [s.n.], 1997.

Notas e Créditos

* Viagem ao interior do Brasil empreendida nos anos de 1817-1821. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1976. 
** Texto e fotos: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário