Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

São Sebastião: mártir, guerreiro e taumaturgo

Quantos e quantos nesse imenso país se chamam SEBASTIÃO, porque a mãe ou ou pai quis homenagear o querido santo de ontem? O mártir glorioso, membro do exército romano no tempo de Diocleciano, que ousou desafiar a fé politeísta por um único Deus e Salvador é festejado a 20 de janeiro. A colonização portuguesa plantou no Brasil a devoção fortíssima a esse querido protetor que se enraizou na zona rural com muito vigor e também na urbana, afamado, aclamado e invocado como protetor contra os males da peste, fome e guerra. 

Nas Vertentes, região de colonização tricentenária, a fé depositada neste santo é considerável e ainda hoje suas festas são concorridas e muito animadas, com celebrações acompanhadas por multidões de devotos, grandiosas procissões e movimento de largo, com as tradicionais barraquinhas. É tradicional a presença de uma banda de música e de uma folia de São Sebastião

A imagem de São Sebastião, em tocante martírio, comove a devoção popular. Não obstante o sofrimento, o rosto estampado reflete serenidade e esperança. É o santo capaz de prevenir a devastação dos campos de cultivo (o que geraria a fome), de guardar das doenças que grassam a humanidade, de proteger das guerras que ceifam vidas...  Militar, guerreiro e cristão, atado numa árvore na mata, junto às forças da natureza, inspirou o devocionário do povo e o sincretismo religioso com o orixá Oxóssi.   

No reflexo de tais atributos e peculiaridades, irradiou-se toda a tradição acerca deste milagroso santo, um dos mais populares do catolicismo. Doar um porquinho, bezerro ou frango, ou mantimentos, cereais, para seu leilão, segundo a crença popular, livra o sitiante de todo prejuízo e garante a saúde do rebanho, a boa safra e a fartura da mesa. Uma fita ou flor de sua bandeira de folia, se doada a um devoto pelo folião, é guardada carinhosamente por tempo ilimitado, pois carrega em si uma bênção perene. 

A todos que se identificam com esta devoção tão marcante, fica dedicada esta humilde postagem, que se cala ante as fotografias abaixo, bem mais eloquentes.  

1- Devoto em São Sebastião da Vitória (São João del-Rei/MG), 2014.

2- Bandeira e bandeireiro da folia das Águas Santas (Tiradentes/MG), jan.1995.

3- Entremeada aos congadeiros na Procissão do Rosário, uma devota conduz respeitosamente
a imagem de São Sebastião. Restinga do Meio (Ritápolis/MG). Set.1996.
4- Procissão de São Sebastião, Santa Cruz de Minas/MG, 20/01/2015.

5- Uma oferta à bandeira da Folia do Sr. João Matias, na Festa de São Sebastião,
diante da Catedral Basílica de N.S.do Pilar, em São João del-Rei. 20/01/2014. 

6- A Folia "Embaixada Santa", do Bairro Araçá, São João del-Rei, agradece
o alimento que recebeu durante a Festa de São Sebastião em Santa Cruz de Minas. 20/01/2013.
7- Folia de Coqueiros (Nazareno/MG), durante o XV Encontro de Folias de Reis
de Mercês de Água Limpa (São Tiago/MG). Na camisa dos participantes vem escrito
"Vai da boa vontade". 26/01/2014. 

8- Folia de São Sebastião da Vitória (São João del-Rei), durante o XV Encontro de Folias de Reis
de Mercês de Água Limpa (São Tiago/MG). 26/01/2014. 

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotos: 1-3, Ulisses Passarelli; 4-8, Iago C.S. Passarelli

Um comentário:

  1. Um belo registro.
    Seu trabalho é da maior relevância para Cultura Brasileira.
    Um grande abraço, Luiz Cruz

    ResponderExcluir