Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 19 de abril de 2015

Expedito: o santo da hora!

Dezenove de abril é o dia dedicado a Santo Expedito. Tal como muitos santos dos períodos mais remotos do cristianismo, quase nada se sabe sobre ele, oscilando entre história e lenda a sua vida e mesmo a existência. Não existe certeza nem sobre a origem de seu nome e do significado, que contudo alude à ideia de rapidez. 

Mas estas questões que aguçam estudiosos, não impedem ao povo devoto de confiar no santo. Não há empecilho à crença. Com isto se quer dizer que o fiel acredita pela força da fé e não dos dados históricos.

Acredita-se que tenha sido martirizado por não deixar o cristianismo, sendo decapitado à espada em 19 de abril de 303, em  Melitene, na Armênia, onde servia ao exército romano como comandante de uma legião, defendendo aquela zona do império da invasão de bárbaros. 

É apontado como santo das causas urgentes, patrono das necessidades imediatas, daquilo que está em situação de desespero, que não pode esperar para ser resolvido, do que se espera de solução naquela hora de angústia.Tal aproximação se deve ao fato creditado à sua conversão instantânea ao cristianismo, que o demônio tentou adiar aparecendo-lhe sob a forma de um corvo que gritava: "cras! cras!" (amanhã! amanhã!), a que o santo pisoteando-o, gritou em resposta: "hodie!" (hoje!). 

Então, com este santo é para hoje, para agora. Chegou a se cunhar a expressão já consagrada _"Santo Expedito, santo do último pedido" _ ou seja, quando o caso não se resolveu por nenhum outro mediador, se entrega para este santo que ele resolve. É nisto que o fiel acredita.

Nos anos oitenta a devoção começou a ganhar força mas foi mesmo na década seguinte que se difundiu rápido e desde então ganha vigor. Pois de fato, não está entre as devoções antigas. A dinâmica devocional faz velhas devoções coloniais arrefecerem por não serem talvez, mais representativas dos anseios do povo. Da mesma sorte, as mudanças sociais erguem ao pedestal outros santificados que suprem aquelas lacunas. Assim, na crise financeira, nos tempos de desemprego e opressão econômica, santos padroeiros de causas urgentes, impossíveis e desesperadas... dos desempregados, das complicações que parecem nunca se resolverem, logo ganham um vigor que antes não se via: São Judas Tadeu, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora Desatadora de Nós, Santa Edwirges e Santo Expedito.

Um exemplo bastante significativo daquilo que representa para seu devoto, percebe-se na transcrição abaixo, que respeitou a grafia original:

"Divino Espirito Santo e São aspedito me dai a graças da aposentadoria da minha irmã e do meu irmão conversa com Nosso Senhor para mim faz um pedido de amigo confio, muito em vós." (sic)

Trata-se de um pedido anônimo, escrito em um papel avulso, depositado na Gruta do Divino em São João del-Rei, onde o localizamos a 10/04/2000. Neste elemento da folk-comunicação percebemos claramente a relação de profunda intimidade com o sagrado e a força de uma esperança depositada no santo. Pelo conteúdo se espera que ele tenha um contato tão forte com Nosso Senhor que faça intermediação do pedido de graça apresentado na condição de "um pedido de amigo". 

A imagem de Santo Expedito representa-o como um homem branco, jovem, com trajes de militar romano, legionário, segurando numa das mãos a palma símbolo do martírio e na outra uma pequena cruz, com a inscrição "hodie". Esmaga um corvo sob os pés, de cujo bico sai uma legenda com o escrito "cras". O capacete militar está no chão, deposto ao lado do santo. 

É tradicional na região seus festejos em Coronel Xavier Chaves, no mês de abril.

Na zona rural de São João del-Rei, no povoado de Goiabeiras (de Baixo) é igualmente comemorado, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Sua procissão segue até a localidade de Goiabeiras de Cima e depois retorna.

Já na zona urbana de São João del-Rei as comemorações acontecem na Igreja de São Gonçalo Garcia, graças aos esforços da dedicada Confraria de São Gonçalo, com a tradicional presença da afinada e experiente Banda Municipal Santa Cecília. Acontece no adro um movimento de barraquinhas e a procissão a cada ano ganha mais fiéis. 

Por fim é mister dizer que as características atribuídas a este santo facilitaram sua aproximação religiosa às entidades guerreiras chefiadas pelo orixá Ogum. Assim, na concepção de alguns terreiros regionais, Santo Expedito é sincretizado com o prestigiado Ogum de Ronda. 

Santo Expedito.
Igreja de São Gonçalo Garcia, São João del-Rei. 

Referências na Web

Santo Expedito. Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Expedito (acesso em 19/04/2014, 04:30h)

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli.
** Fotografia: Iago C.S. Passarelli, 17/04/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário