Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 15 de maio de 2015

A Festa do Divino 2015 chegou!!!

Ontem, as caixas zoaram pelas ruas de Matosinhos. Por mais um ano o anúncio retumbou desde as 17 horas. Não apenas o grupo de quatro caixeiros mas o próprio congado do bairro visitou o Imperador Eleito, sr. Francisco José do Nascimento e por força da tradição foram recepcionados com muita cordialidade, comes-e-bebes e espírito fraterno. De lá, em cortejo, vieram batendo tambores rua afora, até o salão da Comunidade Rainha da Paz e deste, mais tarde ao Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. 

Com o Capitão Tadeu no comando dos dançantes, e na hora aprazada, 19 horas, fez-se a entrada da missa. Comissão de festeiros e imperadores de vários anos estiveram presentes e caminharam solenemente. O Pároco e Reitor do Santuário, Revdm. Padre José Bittar, elevou sua prédica à excelência, com exortação dos valores sagrados do Espírito Santo na vida do Cristão e da Igreja. O Divino Paráclito é quem encoraja, reanima e age sobre os cansados, os desiludidos, os desanimados, os enfraquecidos, os desamparados, levando os fiéis que se concentram no sagrado a uma reação. Sermão notável de uma voz sábia e experiente. 

Convocados os fiéis para a novena a se começar no dia seguinte, incensada e benta a imagem do Rosário da Comissão, deram então entrada à imagem do Divino, em marcha devota, entronizando-o como se faz todo ano, aos pés da imagem do excelso padroeiro. Congadeiros elevaram seus cantares. A festa foi declarada aberta, grande jubileu! 

Logo a seguir, na sala da Comissão Organizadora, uma recepção homenageou imperadores e mais pessoas envolvidas intensamente nos festejos. 

Hoje, logo mais ao cair da tarde, os mastros serão levantados: na Igreja de Santa Terezinha, no Salão de Santa Clara e na Gruta do Divino. Depois virá a missa no Santuário e a celebração do primeiro dia de novena. Ao término, serão erguidos por fim pelos congadeiros mais três mastros, os principais, agora no adro: um de Nossa Senhora do Rosário, padroeira maior dos congadeiros, outro de Santo Antônio (o Imperador Perpétuo) e por o fim o do festejado Espírito Santo de Deus, em quem se depositam esperanças de uma vida iluminada. 

"Santo Antônio pegou a coroa,
e levou pro Imperador;
chegou lá na sacristia,
o Divino abençoou!" 
(Capitão Tadeu, Catupé São Benedito e São Sebastião, Matosinhos, São João del-Rei)

Momento no qual a imagem do Espírito Santo é afixada, com a presença do Imperador
Coroado, sr. Dácio Sebastião de Carvalho  e diversos membros da Comissão do Divino. 14/05/2015. 
Notas e Créditos

* Texto e fotografia: Ulisses Passarelli
** Saiba dos outros eventos deste jubileu clicando em:

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO DIVINO 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário