Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mastros na Festa do Divino

A antiga tradição de fincar mastros continua vigorosa em Matosinhos, São João del-Rei. Durante o grande jubileu em honra ao Espírito Santo, a popular Festa do Divino, centrada no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, os mastros principais são fincados na abertura da novena, precedidos por bênção sacerdotal e sob o batido de tambores congadeiros. 

Em outros pontos envolvidos no festejo também se fincam mastros, tais como na Gruta do Divino, na Praça de Santa Terezinha, no Salão de Santa Clara e na Avenida Santos Dumont. 

Mas antes de todos existe também o mastro de aviso, posto no adro a cerca de um mês antes da festa, sem nenhuma imagem estampada em seu quadro, apenas o letreiro com o nome do evento e suas datas limites. Lá do alto sinaliza a quantos passam no largo da igreja que se aproxima mais uma grande festa daquele santuário. 

As fotografias abaixo dão uma ideia mais adequada que as palavras. 

Mastro de aviso, fincado no adro do santuário. 

Mastro de São Sebastião, na Avenida Santos Dumont,
no ponto de saída da Cavalgada do Divino. 

Mastro do Divino, na Gruta do Divino. 

Mastro do Divino, na Praça de Santa Terezinha. 

Mastro do Divino diante do Salão de Santa Clara. 

Mastro do Divino, mastro de Santo Antônio e mastro de Nossa Senhora do Rosário,
diante do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. 

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotos: Iago C.S. Passarelli
*** Assista ao vídeo: MASTROS VOTIVOS  

Nenhum comentário:

Postar um comentário