Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 15 de maio de 2015

Programação da Festa do Divino 2015

Iniciou ontem a festa jubilar em honra ao Divino Espírito Santo Paráclito, centrada no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, com o tradicional anúncio da Quinta-feira da Ascensão do Senhor, incluindo a visita protocolar ao Imperador Eleito e entronização da imagem do Divino. 

Acompanhe a programação dos próximos dias de maio: 

- de 15 a 23: 19 horas Santa Missa, seguida da novena ao Espírito Santo, no Santuário. Participação das comunidades, movimentos paroquiais, pastorais e convidados. A cada dia a celebração será por um sacerdote diferente, com reflexões sobre o tema "O Espírito Santo na vida da Igreja", e sermões sobre os dons do Espírito Santo. Todos os dias após as celebrações haverá shows ou som mecânico e movimento tradicional de barraquinhas.  
- dia 15: levantamento de mastros a partir das 18 horas, na Gruta do Divino e na sequência, no Salão de Santa Clara e no adro da Igreja de Santa Terezinha. Ao término da novena levantamento dos mastros principais no adro do santuário. Presença de congados. 
- dia 17: Cavalgada do Divino, saindo às 9 horas do Campo do Siderúrgico na Avenida Santos Dumont e após percorrer vários bairros retorna ao mesmo local. Na missa da noite merece destaque a presença do Coral Coroinhas de Dom Bosco.
- dia 23: Procissão do Imperador Perpétuo, Santo Antônio, saindo às 17 horas da Igreja de São Francisco de Assis pelo Centro Histórico rumo ao Santuário de Matosinhos. Presença de banda de música e das folias do Divino. As folias cantarão durante a celebração e após a novena se apresentação em encontro no coreto da festa. 

Dia Maior, Domingo de Pentecostes, 24 de maio: 

- 6 h: alvorada festiva;
- 8 h: missa festiva no Santuário e acolhida dos congados;
- 9 h 40min: recolhimento do reinado na Salão de Santo Antônio;
- 10 h: missa na Igreja de Santa Terezinha;
- 10 h e 30 min: chamada dos reis, rainhas, príncipes e princesas no santuário;
- 12 h: almoço dos congadeiros;
- 13 h: saudação a Nossa Senhora do Rosário na Igreja de Santa Terezinha;
- 14 h: cortejo imperial, com todos os congados trazendo o Imperador para a Missa Solene, da Igreja de Santa Terezinha ao Santuário;
- 16 h: Missa Solene no santuário celebrada pelo Revmo. Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, seguida de coroação do novo imperador; 
- 18 h: solene Procissão do Divino
- 20 h: descida dos mastros e despedida dos congados. Na sequência, show de encerramento com Márcio e Heleno. 
Capitão de Congado Luthero Castorino tocando berrante. 2014.
Foi o segundo Imperador coroado desde o resgate da festa e 
é um baluarte das tradições folclóricas são-joanenses.  

O Imperador do Divino, Sr.Dácio Sebastião de Carvalho, 
durante os festejos de 2014 em São João del-Rei. 

Folias do Divino no centro histórico de São João del-Rei, na
Rua Getúlio Vargas, durante a Procissão do Imperador Perpétuo. 2014. 

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotos: Iago C.S. Passarelli
*** Leia também: A FESTA DO DIVINO CHEGOU!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário