Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 27 de julho de 2015

Segundo Encontro de Congados de Tiradentes

No último domingo do corrente, coincidindo com o dia de Santana, aconteceu em Tiradentes o 2º Encontro de Congados, promovido pela guarda "Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia", do Bairro Capote, sob a direção do Capitão Claudinei Matias do Nascimento, que carinhosamente todos chamam de "Prego" ou "Preguinho". O ano passado o 1º Encontro também aconteceu no último domingo de julho. 

Esta guarda nova (surgida em meados de 2012 *) é por assim dizer o resgate da antiga jomba que já existiu a muitos anos naquela cidade. Prego é um exímio artesão e além disto professor de capoeira. Seu trabalho abnegado, de âmbito familiar, se estende à comunidade e com a ajuda de algumas pessoas dedicadas consegue manter sua guarda de congado e envolver muitos jovens aprendizes, deixando a esperança de prosseguimento. Em sua humildade, sem alardes, vai fazendo um excelente trabalho cultural, repetimos, com a ajuda de poucos, diante de dificuldades gigantes. A guarda conserva elementos mistos de congos e moçambiques, e bate, sobretudo, marcha. Ao cantar sua toada lamentosa, parece que transporta nossa imaginação ao fundo de uma senzala ou de um eito de café, onde escravos trabalhavam. O canto ecoa com alma, anuncia o sofrimento, mas também a fé, a esperança e a resistência. No silêncio da Escrava Anastácia, de boca amordaçada, muita coisa é dita! Seu silêncio grita alto... Milagrosa para o povo, não tem sua santidade oficialmente reconhecida, mas é um ícone para a luta do negro. 

Mas a vitória ficou clara ontem. A jovem equipe do Prego, conseguiu arrastar para Tiradentes vários tipos de congados visitantes e alguns grupos de inculturação. Vieram de Dores de Campos, Carandaí, Ouro Branco, Miguel Burnier (Ouro Preto), Congonhas, Senhora de Oliveira, Conceição da Barra de Minas, São João del-Rei, Santa Cruz de Minas, Santana do Jacaré, Raposos e Conselheiro Lafaiete.

Os grupos se reuniram no Parque das Abelhas onde lhes foi ofertado o café da manhã, em espírito de grande cordialidade. Tocaram bastante naquelas imediações e depois seguiram em cortejo rumo ao centro histórico, atraindo bastante a atenção dos turistas, que se encantaram como a colorida movimentação. O ritmo parece que a todos cativava. Na escolas foi servido o almoço, com o sabor do tempero caseiro, que de fato só é possível quando se cozinha com amor. 

Na sequência passaram os grupos pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário e em procissão, trouxeram num andor uma imagem da Virgem Padroeira, até a acolhedora Igreja das Mercês, onde os grupos adentraram e participaram da celebração ministrada pelo Reverendo Padre Ademir Longatti, que tão bem recebeu os grupos culturais, que inclusive fizeram os cantos da celebração. 

Finda a missa, aconteceu o tocante rito da coroação da rainha do grupo de Tiradentes, com a participação do sacerdote e logo os capitães presentes foram homenageados. 

Os grupos cantaram seus agradecimentos e despedidas e partiram de volta para suas cidades. O grupo tiradentino permaneceu no adro, onde fez baixar os cinco mastros: Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Escrava Anastácia. 

A todos os envolvidos no festejo este blog transmite a mais efusiva parabenização. A missão foi cumprida com aprumo, a despeito das dificuldades. Aqueles que não contribuíram ou não acreditaram perderam a chance de participar de um pedaço da história do lugar que vai sendo construída e pelo que se viu, tem futuro e potencial.

Abaixo segue por fim fotografias de alguns congados presentes neste evento, com a identificação da cidade de origem.

Claudinei, capitão e festeiro.
Tiradentes.
Carandaí. 

Conceição da Barra de Minas. 

Congonhas. 

Dores de Campos.

São João del-Rei, Bairro Matosinhos. 

Miguel Burnier (Ouro Preto). 

Ouro Branco. 

Raposos.

Santa Cruz de Minas. 

Senhora de Oliveira.

São João del-Rei, Bairro São Geraldo.

São João del-Rei, Bairro Solar da Serra.
Santana do Jacaré.

Mastros.

Notas e Créditos

* Esta guarda foi fundada inicialmente com o apoio do saudoso Capitão Luís Pereira do Santos, ligado ao povoado da Candonga. Tinha a princípio alguns elementos de influência rítmica de outras modalidades de congado. Logo o grupo ficou totalmente a cargo do Capitão Claudinei e se fixou na forma atual, na cidade de Tiradentes. Para uma visão breve de sua primeira participação em festa pública, ainda com poucos meses de fundação, ver a postagem: Congado de Tiradentes
** Texto: Ulisses Passarelli
*** Fotos: Iago C.S. Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário