Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Festa do Rosário em São Gonçalo do Amarante: congados em louvor

Inicia hoje no distrito são-joanense de São Gonçalo do Amarante (ex-Caburu) o tríduo preparatório de mais uma festa congadeira em honra a Nossa Senhora do Rosário, um dos mais tradicionais eventos ligados à cultura popular em São João del-Rei. 

Desde o dia 08 de setembro que a imagem de Nossa Senhora do Rosário encontra-se em peregrinação, visitando as casas dos congadeiros, onde acontecem terços. O último dia de visitas foi 02 de outubro e no dia seguinte aconteceu na Gruta do Divino um terço com participação da comunidade e congadeiros das duas guardas locais. 

Já o tríduo está centrado na histórica e monumental igreja do padroeiro. 

O dia maior está programado para o próximo domingo, dia 11 do corrente, com alvorada às 5 horas da madrugada, ocasião na qual os caixeiros percorrem o largo tocando o toque específico "Vamos'imbora, Vitalina!", ouvido unicamente nesta ocasião. No meio da manhã inicia-se a apresentação dos congados locais e chegadas dos ternos visitantes. Ao final da manhã os grupos são agraciados com troféus e anunciados de público e na sequência seguem para o almoço festivo. 

O recolhimento dos reinado acontece às 14 horas, a partir da Gruta do Divino, seguindo para a missa com participação das guardas e grupos de terço. A procissão acontece a seguir, conduzindo os andores de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida e São Benedito. 

A chegada é marcada por fogos de artifício e bênção do Santíssimo Sacramento. 

Congo Nossa Senhora do Rosário,
São Gonçalo do Amarante. 

Caminhos do Rosário ...

Congada Azul e Branca Nossa Senhora Aparecida,
São Gonçalo do Amarante. 

Congada Azul e Branca Nossa Senhora Aparecida,
São Gonçalo do Amarante. 

Soldado do congo e sinhô rei...

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotos: Iago C.S. Passarelli, 13/10/2013 (coloridas) e 09/10/2011 (preto e branca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário