Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 5 de maio de 2016

Santa Cruz de Minas resgata a Festa da Santa Cruz

Ofereço com encômios a Betânia Resende,
que não mediu esforços para o êxito deste evento




O município de Santa Cruz de Minas é um destaque nas Vertentes na produção de artesanato e móveis, verdadeiro polo produtivo neste setor. A Festa de São Sebastião é tradicionalíssima e congrega em janeiro um imenso número de fiéis daquela urbe, além de inúmeros visitantes. Na imponente Serra de São José, de inestimável patrimônio natural, existem belas cachoeiras e notáveis vestígios históricos dos primeiros tempos da mineração aurífera. 

Neste último dia 03 de maio, em Santa Cruz de Minas, exatamente na Praça do Cruzeiro, centro da cidade, aconteceu numa noite fria o resgate da tradicional Festa da Santa Cruz, a muito perdida no rastro do tempo. 

O grande cruzeiro estava iluminado e enfeitado com esmero e longas faixas de tecido desciam de seu alto até o gradil de cercamento. Diante dele, atrás, ao redor, muita gente em espírito familiar estava unida em preces comunitárias. Cristo já dissera: "Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mt 18, 20) O recitativo do terço corria com grande concorrência de fiéis. Logo após houve uma missa campal, pelo Pároco Padre Pedro Wiermann, com a participação de afinado coral. 

Concluída a celebração, a guarda de moçambique da cidade de São João del-Rei, Bairro São Geraldo, apresentou-se no largo, cantando em redor do cruzeiro seus louvores em toques de jomba e carijó, sob o comando dos Capitães Tadeu, Borracha e Danilo. 

Na sequência tocou a banda de música de Santa Cruz de Minas, sob o título de São Sebastião, padroeiro daquele município. Sua formação congrega crianças e adolescentes num importante trabalho cultural com a juventude. 

Enquanto banda e moçambique tocavam, servia-se à vontade café com quitandas, que impressionaram pela fartura e qualidade. Isto foi possível porque atrás do cruzeiro foi armada uma grande mesa. 

Finalizando, os congadeiros do moçambique (moçambiqueiros) deram sua despedida num giro por dentro do gradil do cruzeiro. 

Em tudo e por tudo, o que se viu e ouviu foram elogios e louvores. Criteriosamente preparado e contando com boa divulgação e realização pela municipalidade, o resgate se revestiu de um sentido notavelmente simbólico pelo próprio nome do município e em verdade é um festejo natural, típico do povo do lugar, que a correria da vida moderna fizera arrefecer e ora os esforços o soerguem. 

O cuidado nos pequenos detalhes revelou criterioso planejamento prévio, envolvimento da comunidade e respeitoso trabalho com elementos da cultura popular. Nem sequer foi esquecido de dar grande destaque às tradicionais cruzinhas de fachada, primorosamente adornadas com papel crepon de várias cores, postas numa mesa adrede para a devida distribuição. Logo se denotava que tal feito só se concretizou por se tratar de trabalho de equipe, sob a idealização do Conselho Municipal de Política Cultural e Patrimônio e apoio de diversos parceiros de peso que tornaram possível a concretização, que, indubitavelmente, deixou em geral o desejo de continuidade. Que assim seja, amém!  

Convite oficial do evento.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas.
Referências Bibliográficas

Bíblia Sagrada. Evangelho de São Mateus. São Paulo: Ave Maria, 1965. 

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário