Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 26 de junho de 2016

A saudosa folia de Santa Cruz de Minas

De forma bem superficial e prática, sem abordar questões históricas, pode-se dizer a título de mera observação prévia, que as folias de São Sebastião no Campo das Vertentes são extensões temporais das folias de Reis, com nova roupagem. 

Fortemente arraigadas a esta área das Minas Gerais, desenvolveram-se com grande aceitação popular em torno da devoção ao Guerreiro da Fé, o Mártir São Sebastião, prestigiado protetor contra, a fome a peste e a guerra. Vencido o Dia de Reis (seis de janeiro), até o dia vinte, circulam em missão. Janeiro é pois o seu tempo. 

A bem da verdade o costume regional atribui a esta folia a mesma ritualística jornadeira de visitar famílias, cantar de porta em porta, saudar aos anfitriões, venerar ao santo estampado em sua bandeira com versos cantados, solicitar em seu nome um donativo e em agradecimento entoar novos versos, que culminam com o pedido de devolução da bandeira e a despedida. A diferença das folias de Reis, de maneira bem sintética é que não visitam presépios, que via de regra a este tempo já foram desfeitos e por conseguinte não cantam aos Reis Magos, a não ser eventualmente se um detalhe inesperado o exigir. Os versos são todos voltados carinhosamente a São Sebastião. Alguns grupos tocam ritmos diferentes para as duas folias, outros não, só mudam os versos e a bandeira. 

Em Santa Cruz de Minas o padroeiro é São Sebastião. Nada mais natural que numa região folieira como esta, encravada entre São João del-Rei e Tiradentes, ambas com forte tradição de folias, que Santa Cruz também as tivesse em alta conta. Nos meados do século XX eram mais comuns e afamou-se o grupo de Miguel Silva e "Lóca", por longos anos. Depois esteve uns tempos desativada e retornou nos anos noventa sob a bandeira do Folião Sebastião Mário e a voz do Embaixador Murilo, experiente, afinado e conhecedor da tradição. Pouco depois Murilo assumiu a folia por completo e a manteve por alguns anos, estando nos dias atuais desativada. 

A igreja do santo na cidade festeja São Sebastião em janeiro com grande concorrência popular em programação intensa e afamadas quermesses, as tradicionais "Barraquinhas do Porto", por longos anos faladas em São João del-Rei como excelentes. Pois bem. Ainda hoje é corriqueiro que no dia maior folias vindas de municípios vizinhos espontaneamente passem pela igreja em diferentes horários ou mesmo participem da procissão. O município tem assim uma vocação, digamos assim, a esta atividade cultural e bem poderia firmar um bom encontro de folias ou mesmo recompor a folia. 

Mas enquanto isto não se concretiza, fiquemos com os acordes saudosos de uma saída da folia local em 1995, quando a treze de janeiro partiram mais uma vez para visitar os devotos em suas casas. 



Notas e Créditos

* Texto, vídeo e acervo: Ulisses Passarelli
** Ver também neste blog: FOLIA DO PORTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário