Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 18 de setembro de 2016

Festa do Rosário no São Geraldo, 2016

Outro domingo festivo em honra ao rosário em São João del-Rei transcorreu hoje, 18 de setembro de 2016: em meio a imenso calor os congadeiros se reuniram no Bairro São Geraldo para o tradicional evento religioso. 

Na quinta-feira passada o "Moçambique Santa Efigênia", com os Capitães Tadeu, Borracha e Danilo e o "Catupé São Benedito e Nossa Senhora do Rosário" com o Capitão Moacir cuidaram de recolher da sede da conferência à Igreja de São Geraldo a nova imagem de Nossa Senhora do Rosário. Na chegada cantaram seus louvores e a seguir a comunidade reunida rezou e ouviu a celebração da palavra, aliás, muito bem proferida. Na sequência, levantaram os mastros: de São Benedito, de Santo Antônio de Categeró, de Santa Efigênia e de Nossa Senhora do Rosário, um em cada quina da praça como a esboçar um quadrilátero dentro do qual transcorre a festa. 

O tríduo preparatório durante estes dias antecedeu o dia maior e contribuiu para unir a comunidade em torno das práticas religiosas da Igreja. 

Hoje os congados citados recepcionaram o moçambique visitante, vindo de Belo Vale, com a bandeira do Rosário na dianteira. Sob o comando do Capitão Quinzinho, em espírito de união e irmandade, festejaram todos reunidos. 

O café da manhã e o almoço foram assaz elogiados pela fartura e qualidade. 

 Houve missa festiva no meio da manhã, com participação dos congadeiros e do coral do distrito de São Sebastião da Vitória. Pela tarde foi a vez do tradicional recolhimento do reinado, saudação à corte, apresentações culturais e por fim a descida dos mastros. O cansaço toma conta de todos mas o dever missionário foi cumprido. Mais um vez floresceu esta face festiva e musical da identidade regional. 

Igreja de São Geraldo e Moçambique Santa Efigênia.

Capitão do Moçambique canta sua saudação sagrada. 

Moçambique Santa Efigênia. 

Moçambique Nossa Senhora do Rosário, Belo Vale/MG. 

Moçambique Nossa Senhora do Rosário, Belo Vale/MG.
Moçambique Nossa Senhora do Rosário, Belo Vale/MG.   

Detalhe do mastro de São Benedito.  

Ofertas alimentares na missa festiva. 

Após a celebração o alimento ofertado é distribuído aos fiéis na praça. 

Bênção da Mesa pelos moçambiqueiros de Belo Vale.

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografias: Iago C.S. Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário