Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Folia de Coqueiros

Nesta postagem o Blog TRADIÇÕES POPULARES DAS VERTENTES apresenta um novo vídeo da Folia de Reis "Vai da Boa Vontade", do distrito de Coqueiros, município de Nazareno, no Campo das Vertentes de Minas Gerais. 

Em tudo e por tudo esta folia conserva em si o que há de autêntico, original, genuíno, sob o comando e voz do Mestre Folião Celso. A toada alegre e acelerada logo chama a atenção pela afinação e pela movimentação dos dois bastiões (palhaços ou marungos) que fazem a interlocução com os devotos que recepcionam a bandeira e por vezes, como sinal de gratidão pelas ofertas, dançam um pururuca (ou espanta-cabrito), um ritmo célere sapateado em torno do bastão posto no chão. 

A comunidade de Coqueiros está nas margens do Rio das Mortes, entre o trecho médio e baixo. Outrora foi região economicamente importante devido à presença da grande fazenda do Barão de Coqueiros, da qual só restam ruínas, vetustos alicerces de pedra. Hoje o local vive de pequenas atividades agro-pecuárias, o trabalho em canaviais e em atividades de mineração. 

Outrora a Estrada de Ferro Oeste de Minas passava pelo local. A velha estação ainda está lá, desprovida de trilhos mas ora reformada e em uso pela comunidade. Porém, nada substitui a função e a nostalgia da velha maria fumaça. 

Há uma pequena igreja católica no lugar, dedicada a São Francisco. 

O vídeo a seguir revela uma apresentação da folia local na comunidade quilombola de Palmital, no mesmo município, durante as comemorações do Dia da Consciência Negra, a 20 de novembro de 2016, ocasião que estavam presentes outros grupos culturais. 

1- Alguns componentes da Folia de Coqueiros pousam para uma fotografia
no povoado do Palmital.

2- Estação Ferroviária de Coqueiros, restaurada. 

3- Manhã às margens do Rio das Mortes em Coqueiros. 

4- Ruínas em pedra da antiga Casa do Trolley,
vestígio ferroviário de Coqueiros. 

5- Antiga casa de servidão da ferrovia em Coqueiros.
Na parede a marca do nível que água do rio atingiu durante uma grande enchente. 

6- Panorama do lugar.  

7- Canoeiro transpõe o Rio das Mortes.  

8- Capela de São Francisco de Assis, Coqueiros.  


Notas e Créditos

* Fotografias e vídeo: Iago C.S. Passarelli (1: 20/11/2016; demais: 05/05/2013)
** Texto, edição e acervo: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário