Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 11 de dezembro de 2016

Senhora do Rosário é quem mandou !!!

O antigo congo do Caburu circula pelas ruas do distrito de São Gonçalo do Amarante. A voz do Capitão Lourival anuncia que foi Nossa Senhora do Rosário que deu aquela ordem:

"Quem mandou,
quem mandou?
Senhora do Rosário
é quem mandou!"



É preciso continuar, ano após anos, cumprindo a força de seu reinado na bucólica comunidade rural do município de São João del-Rei. Em 2016 não foi diferente. Como de costume, no segundo domingo de outubro, este ano coincidindo com o dia nove, a população do lugar se irmanou no festejo tão aguardado, movida pela fé e pela tradição. 

O vídeo seguinte mostra um pequeno momento desta festa, quando os congadeiros saindo da Travessa Cava Funda chegam ao largo no dia maior.



Notas e Créditos

* Texto, edição e acervo: Ulisses Passarelli
** Vídeo e fotografia: Iago C.S. Passarelli, 09/10/2016
*** Capitão: Lourival Amâncio de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário