Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Festa de São Sebastião em São Gonçalo do Amarante

Nesta postagem o Blog TRADIÇÕES POPULARES DAS VERTENTES apresenta mais um vídeo, que testemunha a tradição regional das folias, desta vez no distrito de São Gonçalo do Amarante (ex Caburu), em São João del-Rei, onde é muito tradicional o festejo em honra a São Sebastião, coroado com a procissão, foco deste vídeo. 

Folia de São Sebastião do distrito de São Gonçalo do Amarante
(São João del-Rei/MG, Brasil), durante a procissão dedicada a este santo
na sua própria comunidade, a 25 de janeiro de 2015. 


Já em outra oportunidade este blog dedicou uma postagem ao referido festejo, cuja consulta aconselhamos para acesso a maiores detalhes a respeito. O link encontra-se ao final desta. 

O primeiro vídeo mostra o encontro da folia da sede distrital com a folia visitante da Colônia José Teodoro, no mesmo município, conhecida por "Folia do Carlão", mas cujo nome real é "Mensageiros do Paráclito", sob a bandeira do Espírito Santo, o comando do folião Carlos Leandro de Oliveira e a voz do Embaixador Antônio Francisco dos Santos.

No segundo vídeo aparece a procissão, em imagens que privilegiam a participação da companhia folieira do Mestre Lourival Amâncio de Paula, popularmente chamada "Folia do Vavá" (alcunha carinhosa do folião e embaixador) e "Folia do Caburu" (referência ao nome anterior do lugar). Assim como acontece com outras tantas folias regionais, esta também se desdobra na atuação em folia de Reis, folia de São Sebastião e folia do Divino, conforme a época do ano, praticamente com os mesmos participantes. No caso em questão segue a folia de São Sebastião, cantando durante o itinerário da procissão em 2015.




Notas e Créditos

* Vídeos: Iago C.S. Passarelli, 25/01/2015
** Texto, edição e acervo: Ulisses Passarelli
*** Leia também: CABURU FESTEJA SÃO SEBASTIÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário