Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 19 de março de 2017

Grupo folclórico de Santana do Garambéu

Nesta postagem o blog TRADIÇÕES POPULARES DAS VERTENTES apresenta um vídeo que captura algumas cenas da participação do "Grupo Folclórico Santana do Garambéu-MG" (conforme inscrição em sua bandeira), na Festa do Divino em São João del-Rei, a 24 de maio de 2015. No adro do Santuário do Senhor  Bom Jesus de Matosinhos, que centra a realização deste grande jubileu no Domingo de Pentecostes, os congadeiros dançam, tocam e cantam ao seu modo expressando sua fé e louvores. 

Na primeira parte executam a coreografia de percussão de manguaras, sob a marcação rítmica de uma caixa e o tinido de guizos metálicos atados aos pés. É o chamado moçambique de vara ou moçambique bate-paus. Santana do Garambéu está bem na região de ocorrência desta modalidade de moçambique e vários municípios próximos também possuem suas guardas. 

A segunda parte mostra os mesmos dançantes tocando o "congado", já sem os guizos e os batidos de bastões; incrementados por mais instrumentos (acordeon, violão, pandeiros). A designação congado neste caso tem uma implicação mista, envolvendo principalmente características de congos e catupés. 

A guarda em apreço já esteve presente em outras ocasiões na Festa do Divino. Esteve também em uma Festa do Rosário em São Gonçalo do Amarante (distrito de São João del-Rei), ocasião que além do congado e do moçambique, também apresentaram a dança de São Gonçalo. 

Além do vídeo que arremata a postagem, segue um conjunto de fotografias do acervo do autor deste blog, que expõe vários momentos deste grupo tão relevante para a cultura regional, que merece apoio na sua conservação. 

Santana do Garambéu é município da Mesorregião Campo das Vertentes, Microrregião de São João del-Rei, segundo critérios do IBGE. 

Fotografia 1

Fotografia 2 

Fotografia 3. Fotografias 1 a 3: moçambique de Santana do Garambéu
a 31/05/1998 na Festa do Divino, no Largo de Matosinhos. 
Fotografia 4

Fotografia 5

Fotografia 6

Fotografia 7. Fotos 4 a 7: moçambique de Santana do Garambéu durante a Festa do Divino
em São João del-Rei, no Santuário de Matosinhos. 11/06/2011. 
Fotografia 8

Fotografia 9

Fotografia 10

Fotografia 11

Fotografia 12

Fotografia 13
 
Fotografia 14

Fotografia 15. Fotografias 8 a 15: moçambique e congado de
Santana do Garambéu durante a Festa do Rosário em São
Gonçalo do Amarante (São João del-Rei), 08/10/2011. 
Fotografia 16

Fotografia 17

Fotografia 18

Fotografia 19. Fotografias 16 a 19: moçambique e congado de
Santana do Garambéu na Festa do Divino a 24/05/2015. 

Fotografia 20

Fotografia 21

Fotografia 22. Fotografias 20 a 22: Dança de São Gonçalo
pelos congadeiros de Santana do Garambéu, durante a
Festa do Rosário em São Gonçalo do Amarante (São João del-Rei),
08/10/2011. 



Notas e Créditos

Texto, acervo e edição de vídeo: Ulisses Passarelli
Fotografias: 1 a 3, Ulisses Passarelli; 4 a 7 e 8 a 15, Maria Aparecida de Salles; 16 a 19 e 20 a 22, Iago C.S. Passarelli
Vídeo: Iago C.S. Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário