Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 10 de setembro de 2017

Alguns acessórios em carros de bois

Dando seguimento à exposição de fotografias de carros de bois, flagrados durante o primeiro encontro em São João del-Rei, seguem mais sete imagens referentes a alguns acessórios habitualmente usados pelos carreiros. 

1- Chave de apertar cocão.
                                                             
2- Azeiteiro feito de chifre bovino, com tampa metálica: 
depósito de azeite de mamona, lubrificante dos cocões. 

3- Varas de ferrão. 

4- Detalhe das argolas trespassadas no aguilhão.
5- Azeiteiro improvisado com garrafa pet; um pincel se presta a passar o azeite. 
6- Garrafa térmica: café para carreiros e candieiros. 

7- Cantil feito de cabaça, envolto por malha de cipó; arrolhamento por sabugo de milho; caneca de alumínio.

Notas e Créditos

* Texto e acervo: Ulisses Passarelli
** Fotografias: Ulisses Passarelli (1-3) e Iago C.S. Passarelli (4-7); 20/08/2017

Um comentário:

  1. Sou do Planalto da Ibiapaba. Antes da chegada da energia elétrica, plantava-se muito cana de açúcar para a fabricação de rapadura com venda certa aos "comboeiros" que levavam no lombo de jumentos para vender nas feiras das cidades maiores, como exemplo a cidade de Sobral, no norte do Ceará.
    Cada propriedade tinham seus carros de boi e os equipamentos.
    As casas não dispunham de eletricidade, por isso não se conhecia geladeira e o fogão era tocado a lenha. Os carros de bois traziam modelos bem mais a simples. Era composto da "mesa" Os extremos na frente a traz chamava-se gatos, que ligavam as peças laterais, no centro da chamada "mesa" havia o cabeçalho: uma peça de madeira que começava no meio do gato de traz até alguns metros do gato da frente local para se atrelar a junta de bois, com o uso de uma canga fixada no pescoço dos bois amarrado por duas brochas.

    ResponderExcluir