Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Reinado em Ritápolis

Transcorreu com grande animação mais uma vez o festejo do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Ritápolis/MG, Brasil, concluído com o dia maior no último domingo, dia 1º de outubro. 

Na Igreja do Rosário concentraram-se os congadeiros _ além dos dois ternos locais, um do distrito da Restinga, um de São João del-Rei (Bairro Matosinhos) e o Moçambique Santa Efigênia, que mescla componentes de São João del-Rei e Santa Cruz de Minas. Dois mastros estavam fincados no adro, um de cada lado, dedicados à Virgem do Rosário e a São Benedito. 

As celebrações foram primorosamente presididas pelo pároco, Padre Nélio José dos Santos, que trata aos participantes com notável respeito e carinho, sendo seu apoio fundamental ao êxito dos festejos. Além disto, a festa se constrói com o apoio da Prefeitura Municipal, da incansável comunidade e sobretudo dos congadeiros. 

Como de costume, houve grande fartura alimentar, ofertada aos irmãos do rosário dançantes nos ternos de congado _ café da manhã, almoço e lanche da tarde. 

O reinado foi recolhido a partir da Igreja de São Pedro e São Paulo, até a do Rosário, chamando em especial a atenção o esmero das vestimentas e a dignidade da corte. Destaque para a Rainha Conga Dona Sebastiana, uma verdadeira pérola, com seus sessenta anos de reinado segundo informações orais de congadeiros ritapolitanos. 

A procissão foi por demais concorrida e por longo trajeto transitou por ruas adornadas, ao troar de tambores, sob cânticos devotos e espoucar de fogos de artifício. 

Ritápolis se destaca nas tradições culturais com seus congados e folias, a banda de música, a tradição das queimas de judas na zona rural e um animado carnaval, que se encerra com chave de ouro com o Enterro do Zé Pereira. Situada no Campo das Vertentes, banhada pelo Rio das Mortes, é localidade surgida nas primeiras décadas do século XVIII, à margem da Picada de Goiás. Sob as bênçãos de sua padroeira, Santa Rita de Cássia, a cidade recebe anualmente uma multidão de devotos em seu jubileu de maio; preserva ainda parte significativa do casario antigo e com suas belas tradições e povo acolhedor, merece ser visitada. 

Fazemos votos que as festas congadeiras perserverem por anos ilimitados, mantendo firme a tradição dos antepassados. 

Igreja do Rosário de Ritápolis, vendo-se os dois mastros nas laterais do adro. 

Congadeiros da Restinga cantam agradecendo almoço. 

Capitãs Adelita e Juliana, do Congado Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário,
de Ritápolis, ladeando a Rainha Conga Dona Sebastiana. 

Moçambique Santa Efigênia, sob o comando dos Capitães Tadeu e Danilo.
 
Congado São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, de Ritápolis,
durante a procissão, adiante do Reinado. 

Andores de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito após a procissão. 

Prefeitura Municipal (imóvel à esquerda da foto), casario
e Santuário de Santa Rita de Cássia.

Igreja de São Pedro e São Paulo. 

Notas e Créditos

* Texto e fotografias: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário